Combate ao Aedes: Prevenção, combate, assistência e multiplicadores
18/05/2018 12:36 - Atualizado em 18/05/2018 12:37
A Prefeitura de Campos iniciou, nesta sexta-feira, mutirão de combate ao Aedes aegypti. A iniciativa é muito importante, especialmente diante do risco que é o Chikungunya, doença que pode incapacitar uma pessoa por anos. O município esta com índice de infestação alarmante e não esconder os dados e partir para ação é um grande passo para solucionar o problema. (Confira mais no Folha 1 e na edição de amanhã da Folha de Manhã)
O primeiro mutirão acontece nos bairros Salo Brand, Turfe Clube, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande.
Campos tem a vantagem sobre outros municípios que ter um Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CRDI), primeiro do País especializado no combate à dengue e, por sua importância e eficiência, acabou ampliando seu leque de atuação, tornando um polo de diagnóstico diferencial em toda região.
Mas, fora o trabalho de assistência, a prevenção é imprescindível e aí que o mutirão é ponto chave por agregar várias secretarias e levar a mensagem à população que este combate é trabalho de todos.
Um dos coordenadores da ação é o secretário de Governo, Alexandre Bastos, que explica os pilares da ação governamental, que contará, também com treinamento de profissionais de educação e de demais órgãos, tornando-os multiplicadores:
"O mutirão é uma pronta resposta ao risco eminente que é o chikungunya. A orientação do prefeito foi para que montássemos uma conjuntos de ações no combate aos focos de proliferação do mosquito e ao mesmo tempo para trabalhando na conscientização da população. Hoje damos início aos mutirões de rua, ao mesmo tempo que estamos promovendo um grande treinamento interno das equipes das diversas secretarias. Na segunda-feira faremos um grande treinamento com mais de 500 profissionais da educação, e seguiremos capacitando ao longo dos próximos dias profissionais das demais secretarias e órgãos do governo. A população conscientizada é a nossa melhor ferramenta na prevenção".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]