Prefeitura Responde ao Blog Sobre Fumacê
24/05/2018 09:13 - Atualizado em 25/05/2018 00:43
BNB EXCLUSIVA
VEJA A DÚVIDA LEVANTADA AQUI
NOTA OFICIAL DA SECRETÁRIA DE SAÚDE
A população Itaperunense pode voltar a dividir tranquilamente as ruas da cidade com os equipamentos de UBV (ultra baixo volume), conhecidos popularmente como “fumacê”, veículos que borrifam um inseticida no ar capaz de eliminar mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, isso é claro, se os dados estatísticos da Secretaria Municipal de Saúde assim indicarem infestação local.
Porém, é importante frisar que o uso desses equipamentos têm objetivos específicos quando há necessidade de bloqueio. A necessidade de bloqueio através de fumacê, ocorre quando dados oriundos das notificações das UBSs, da UPA e do PU indicam a necessidade de se exterminar o mosquito alado (fase adulta).
O trabalho de combate é realizado com êxito na larva e nos criadouros do mosquito principalmente por nós e pelos Agentes de Controle de Endemias.
As ações feitas em Itaperuna nos últimos dias permite cobrir toda a área do município que houver a indicação técnica para uso do carro. O “fumacê” tem como objetivo principal conter a transmissão de diversas doenças causadas por esses vetores alados, já que elimina o mosquito na fase adulta.
O grande trabalho de combate às larvas e criadouros é feito por Agentes de Endemia, que fazem visitas de inspeção nos imóveis da cidade, porém estes profissionais que estão nas ruas para auxiliar a população ainda se deparam com inúmeros desafios, tais como: dificuldade no acesso a alguns imóveis que estão sempre fechados, acúmulo indevido de lixos e depósitos de água e principalmente falta de conscientização da população de que parte desse trabalho é responsabilidade de cada munícipe, separando 10 minutos por semana para fazer uma vistoria simples em sua própria casa.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte dos criadouros do mosquito está dentro do imóvel, além disso, a maioria das pessoas que registra a doença descobre a existência de focos em suas próprias residências.
Dados solicitados:
•Nome do produto e formulação: Malathion EA 44% Produto não tem odor forte e é usado em UBV ultra baixo volume para cada 6,7 de EA 44 3,3 litros de água
•Horário que passa: Sempre de 5:30 às 8 da manhã e a tarde das 17 às 20 horas
•Onde tem Passado: Hoje e amanhã o foco está nos bairros Niterói, Carulas e Matinada
•Ações ainda esta semana: Quinta-feira 24/05 haverá fumacê no Distrito de Raposo devido a Festa de carros de boi e a grande concentração de pessoas.
Sexta-feira 25/05 haverá ação do fumacê na Beira Valão da Cehab e Boa Fortuna, sendo que o produto na ação de sexta tem odor forte e maior densidade de fumaça.
•As atuais formulações utilizadas são à base de água, não havendo risco de ser inflamável. Os inseticidas utilizados pelo Ministério da Saúde são autorizados pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e são doados pela SES - Secretaria Estadual de Saúde aos municípios. Cerca de 60 litros são destinados ao município de Itaperuna em condições normais e esta quantidade pode ser aumentada se as notificações das unidades de saúde do município assim indicarem em seus relatórios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]