Água no Fumacê Itaperunense
23/05/2018 19:13 - Atualizado em 24/05/2018 09:17
Morador de um bairro nobre de Itaperuna está preocupado com o inseticida usado nos fumacês da Prefeitura. Segundo ele, não tem cheiro, parece ser apenas água pura.
As novas formulações são realmente à base de água: O Ministério da Saúde usa o malathion GT 96% para controle de Aedes aegypti em áreas onde o vetor é resistente a piretróides,( composto químico sintético) e o  emprego tem sido feito com a diluição em óleo vegetal o que acarreta maior custo.
POR ISSO O USO DA ÁGUA
Recentemente foi aprovada pela área de praguicidas da OMS-Organização Mundial de Saúde uma formulação de malathion com diluição em água. O produto não tem odor forte, não tem risco de incêndio, além de teor extremamente baixo de impurezas tóxicas. O produto é isento de solventes orgânicos e não contêm compostos orgânicos voláteis. Não é forte, mas tem odor, cheiro, catinga como se fala no interior. Se não cheira, a dúvida do morador (que pede para não ser identificado) procede.
A distribuição do inseticida é feita somente pelo Governo Federal, comprador e distribuidor para os Estados e Municípios, que cuidam da manipulação do produto e aplicação
Estaria em Itaperuna havendo um excesso de água na formulação do malathion? Isso faria perder a eficácia do produto?
Com a palavra as autoridades sanitárias do município.
RESPOSTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AO BLOG 
LEIA AQUI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]