Terrorismo Islâmico em Cidade do Noroeste
21/05/2018 09:04 - Atualizado em 21/05/2018 09:07
Uma música do grupo Blitz, fenômeno do Rock Brasil, Anos 1980, A Dois Passos do Paraíso, tem em sua parte falada por Evandro Mesquita a citação de uma "pequena e pacata cidade chamada Miracema do Norte".
Assim também é Miracema, a Princesinha do Noroeste, região fluminense.
No entanto, a velha tranquilidade tem passado por apertos. Não bastassem as disputas territoriais de grupos de traficantes, o inesperado fez o lugar entrar no mapa mundial do terrorismo.
Um jovem de 23 anos, Jhonathan Sentinelli Ramos, insuspeitável figura, foi preso há poucos dias pela Polícia Federal, na Operação Átila, em parceria com a policia espanhola. Ele é acusado de pertencer à uma célula do EI-Estado Islâmico no Brasil.
Como os outros integrantes da alcatéia, espalhados pelo país, nunca viajou para ser treinado na Síria ou em outra base, mas aprendendo técnicas e táticas de terror pela Internet, orientado por monitores a milhares de quilômetros de distância.
Jhonathan é de Miracema, um lobo solitário, como são chamados os recrutas do EI. Preparado para agir quando o comando é acionado. Os lobos, geralmente, não possuem antecedentes criminais, podem atuar com desenvoltura em qualquer canto do mundo, levando o terror por meio de bombas, tiros, atropelamentos em massa ou quaisquer outras formas de eliminar muitas pessoas e espalhar o medo.
Quem conhece o rapaz miracemense não consegue acreditar, ele é de boa família, de bom comportamento, sem vícios. Mas agora é um fichado internacional.
E aquelas teorias conspiratórias tão comuns nas redes sociais não são apenas uma fantasia importada da América do Norte, o perigo é real e imediato. Está a dois passos do paraíso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]