Mandato e Mandado: a diferença do poder e da prisão
09/05/2018 21:51 - Atualizado em 10/05/2018 02:15
O FANTASMA ESTÁ NO AR
Transgrediu as leis? Cedo ou tarde, documento dos mais temidos bate à porta, quase sempre acompanhado de força policial necessária para a boa condução do recebedor do papel timbrado, assinado, juramentado, assustador, geralmente surpreendente e potente como um raio de tempestade elétrica
O QUE É UM MANDADO DE PRISÃO
É uma ação escrita, advinda de autoridade pública competente, judicial ou administrativa, determinando a prática de ato ou diligência. É uma ordem emitida por juiz e deve ser cumprida. Ao determinar a prisão de alguém que tenha infringido a lei,  a autoridade judicial expede um Mandado de Prisão.
É MUITO CONFUNDIDO COM MANDATO
Se alguém tem autorização para praticar determinadas ações em função de outros, é detentor de um mandato, poder que alguém conferiu a outro, a fim de agir em seu nome. Significa procuração, delegação. No geral, é usado em termos políticos para designar os poderes que são conferidos a um homem que representará os cidadãos durante um determinado período.
DE TÃO CONFUNDIDO
Tem sido nos últimos anos o grande sonho dos que desejam a política limpa e o pesadelo dos praticantes da política suja. Ganham o mandato e o perdem para um mandado.
E tem se aproximado cada vez mais de onde menos se esperava.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]