Porto do Açu quer ter sua própria refinaria
20/05/2018 15:08 - Atualizado em 20/05/2018 15:26
Divulgação
Matéria da edição deste domingo (20) do jornal O Globo (confira aqui) traz novidades sobre o Porto do Açu. Segundo a publicação, o terminal localizado em São João da Barra pretende ter sua própria refinaria de petróleo, contando com apoio de seu principal sócio, o Porto de Antuérpia, na Bélgica. O parceiro belga, inclusive, aumentaria sua participação no terminal privado em SJB: já investiu US$ 10 milhões no projeto, e quer elevar sua participação, hoje de apenas 1,76%. 
Em entrevista ao jornal carioca, José Magela, presidente da Prumo Logística, e Marc Van Peel, presidente do Conselho de Administração do Porto de Antuérpia Internacional, dizem que a expansão do Açu vai começar pela indústria relacionada ao setor de óleo e gás. O Porto do Açu conta hoje com 11 empresas em operação. São 90 quilômetros quadrados de área industrial integrada. Desse espaço, 80 quilômetros quadrados estão livres.
— O Açu tem potencial. Vamos fazer todos os esforços para tentar atrair outras indústrias. Vamos começar pelas refinarias — disse Peel.
Magela lembrou que a ideia de atrair uma refinaria ocorre em um momento em que a Petrobras está justamente desinvestindo no segmento, o que pode atrair novos investidores.“A indústria de óleo e gás está entrando em uma nova fase. Imagina o investimento que vai vir com o desenvolvimento das novas áreas da Bacia de Campos. O Açu está em frente a essa área”.
Ele destacou, no entanto, a concorrência com o Comperj, em Itaboraí:
— O Comperj é complementar e vai preencher apenas parte da demanda por combustíveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]