Bruno Dauaire: Comarca de São Francisco não será extinta ou aglutinada
02/05/2018 22:10 - Atualizado em 02/05/2018 22:14
A possível extinção do Fórum de São Francisco de Itabapoana foi matéria da edição desse domingo (29) da Folha da Manhã (aqui). No primeiro dia útil após a reportagem, o deputado estadual Bruno Dauaire (PRP) publicou vídeo em sua página na rede social Facebook afirmando que a extinção ou aglutinação da Comarca não vai acontecer. De acordo com o parlamentar, a garantia veio do atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Milton Fernandes de Souza:
— Gostaria de dar um recado aos meus amigos de São Francisco de Itabapona. Hoje estivemos em uma agenda com o presidente do Tribunal de Justiça para tratarmos sobre a questão da extinção ou aglutinação da Comarca da cidade. E tivemos uma resposta muito importante do nosso pleito: que esta Comarca, de São Francisco de Itabapona, na gestão do atual presidente, não será extinta ou aglutinada. Então, o povo de São Francisco, as autoridades de São Francisco, vereadores e lideranças podem ficar tranquilos. Foi a palavra do presidente do Tribunal dada a nós.
Milton Fernandes foi eleito para presidir o TJ no biênio 2017/2018.
A possibilidade de encerramento das atividades na Comarca de SFI faz parte de uma determinação feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para analisar a eficiência e a importância de alguns tribunais localizados em diferentes áreas no território fluminense. Agora, o estudo é feito pelo Tribunal de Justiça, e a decisão final sobre as aglomerações caberá ao Órgão Especial do TJ.
O assunto voltou à tona depois de uma publicação postada em uma rede social pelo desembargador Siro Darlan Oliveira, que anunciou o fechamento de mais de dez comarcas que atuam no estado do Rio de Janeiro, incluindo a de SFI. No próximo dia 14, às 18h, o assunto será debatido na Câmara de Vereadores.
Contra o fechamento do único fórum existente na cidade, a prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB) conta com agenda em Brasília, prevista para esta quarta. No entanto, até o momento, o blog não conseguiu contato com a prefeita para mais informações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]