HFM ainda sem tomografia e com problemas no transporte
Bárbara Cabral 23/04/2018 13:02 - Atualizado em 24/04/2018 16:46
Reprodução
A saúde de Campos continua sendo alvo de denúncias. Após pacientes estarem sem o serviço de tomografia no Hospital Ferreira Machado (HFM), desde semana passada, por conta de um defeito no equipamento, nesta segunda-feira (23) a unidade voltou a ser alvo de queixas após uma ambulância ter sido flagrada “quebrada” em frente à unidade. Contatada pela equipe da Folha, a Prefeitura de Campos diz que a informação sobre o transporte não procede.
Segundo o denunciante, um leitor da Folha que preferiu não se identificar, o problema em duas ambulâncias, na manhã desta segunda-feira (23), feriado de São Jorge, acabou dificultando a transferência de pacientes para outras unidades do município. “É uma vergonha as ambulâncias estarem nesse estado. Como os pacientes ficam aqui esperando, precisando da transferência, sem saber quando poderão ser atendidos da forma correta?”, questionou.
Diferente do que foi relatado pelo leitor, o vídeo mostra duas ambulâncias paradas em frente à unidade, enquanto os motoristas recarregavam a bateria de apenas uma, através de ligação direta na bateria da outra (operação conhecida como “chupeta”). Técnicos em mecânica não recomendam a operação porque, se alguns cuidados não forem observados, o procedimento pode desestabilizar o sistema elétrico dos dois carros, gerando picos de corrente que danificarão módulos e sensores eletrônicos e, em situações extremas, ocasionando curto circuito que pode até gerar a explosão da bateria e consequente incêndio do motor.
Em nota, a Prefeitura informou que “duas ambulâncias fizeram o transporte normalmente no HFM nesta manhã. O chefe do setor de Transporte da secretaria de Saúde, Fabiano Martins, informou também que, além dessas, ainda há duas outras ambulâncias de reserva na unidade”.
Tomógrafo ainda sem reparo - Denunciado na última quarta-feira (18), o serviço de tomografia do HFM continua sem funcionar. O equipamento tinha previsão de reparo para quinta passada (19), mas, segundo a Prefeitura, apesar de nova peça já ter sido comprada, um técnico da empresa responsável pela manutenção ainda é aguardado para fazer a substituição do equipamento.
Ainda segundo o órgão, “os pacientes que necessitam fazer o exame estão sendo encaminhados para o Hospital Geral de Guarus com total segurança, sem prejudicar ou agravar a recuperação dos mesmos”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS