Hemocentro aberto no feriadão
20/04/2018 22:27 - Atualizado em 20/04/2018 22:30
Supcom
O Hemocentro Regional de Campos estará funcionando normalmente neste feriadão de Tiradentes e São Jorge. Atualmente, a unidade necessita da doação de todos os tipos sanguíneos, principalmente os de fator RH negativo. Com o feriadão, a preocupação aumenta devido à possibilidade de ocorrer mais acidentes por conta do fluxo intenso de veículos nas principais rodovias que cortam a região. Com isso, o Hemocentro, mais uma vez, apela para a sensibilidade da população e pede colaborações para poder ajudar a salvar vidas.
A direção da unidade alerta para o baixo estoque de sangue para atender toda demanda. Devido à pouca quantidade de doações, cirurgias eletivas podem ser suspensas. O único banco de sangue do Norte e Noroeste Fluminense fornece bolsas para um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 hospitais em 14 municípios da região.
A queda nas doações voluntárias de sangue é uma preocupação constante, principalmente em períodos que antecedem feriados prolongados. Para manter um estoque equilibrado, o banco de sangue precisa de 70 doações por dia. Para doar é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), que fica situado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS