Moradores cansados de esperar
Daniela Abreu 20/04/2018 11:13 - Atualizado em 20/04/2018 17:01
Com máquinas e caminhões, moradores tentam solução
Com máquinas e caminhões, moradores tentam solução / Divulgação
A RJ 180, que liga Campos ao distrito de Dores de Macabu, está recebendo intervenções de emergência dos próprios moradores da localidade de Quilombo. Eles estão aterrando o trecho que está alagado desde o início da semana por causa das fortes chuvas na região do Imbé. Na última terça-feira (17), a comunidade fez um protesto pedindo ajuda para resolver o problema. O deputado estadual João Peixoto (PSDC) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) dez indicações pedindo providências em outras rodovias estaduais em péssimas condições e que foram mostradas pela Folha da Manhã. Peixoto diz ter recebido resposta afirmativa do presidente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) sobre as demandas. As chuvas no Imbé também elevaram o nível da Lagoa de Cima, que começou a invadir propriedades e invadiu um trecho da estrada que liga a localidade à Conceição do Imbé.
Cansados de esperar a recuperação do trecho, que nas épocas de chuva volta aos noticiários pelo alagamento constante, os moradores de Quilombo estão pegando terra com ajuda de caminhões e escavadeiras para aterrar o trecho inundado. O superintendente do DER em Campos, Ivan do Amaral, disse que o caso da RJ 180 é antigo e ocorre por uma especificidade no solo. “Aquilo ali é um solo mole, a estrada está afundando. Já está feito um projeto para recuperar isso, mas devido a essas dificuldades que têm acontecido no Estado... Mas já estão levantando lá para ver se conseguem recursos para fazer” disse Ivan.
O ambientalista Aristides Soffiati classifica a obra como um erro. “Aquela estrada foi construída no leito de cheia da Lagoa Feia, quando ela enche, esbarra na estrada e como não tem passagem para as águas, passa por cima. Aquilo é um erro de engenharia, grotesco. Aquele é um terreno frágil, afunda”, disse, lembrando ainda que já fez denúncias ao Ministério Público (MPRJ), mas que uma solução sempre esbarra na falta de recurso do DER.
Também na tentativa de pressionar o Estado a uma ação, o deputado João Peixoto disse que fez o apelo protocolou dez indicações legislativas na Alerj para a recuperação, não somente da RJ 180, mas de diversas estradas na região que estão com trechos esburacados. “As estradas que ligam Usina São João a Gargau; Vila Nova a Morro do Coco; de Murundu a Santa Maria; de Dores a Quissamã; de São Fidélis a Ponto de Pergunta; de Campos à São Fidélis; a ponte que a enxurrada carregou lá em Deserto Feliz, ligando Campos à São Francisco também. Eu já fiz essa solicitação toda e tive a notícia hoje (ontem), do presidente do DER, que vai sair o empenho para que se contrate uma firma para que pelo menos patrole as estradas e recupere”, pontuou o parlamentar.
A informação foi confirmada por Ivan do Amaral. “Já houve concorrência com firmas aqui de Campos, porém estão na fase de análise, isso para a conservação das rodovias que estão cheias de problemas”, disse.
Em Lagoa de Cima, trechos da estrada que leva à Conceição do Imbé voltaram a ficar obstruídos. As águas que chegaram ao rio Preto na última segunda encontraram o rio Ururaí cheio, assim como a Lagoa de Cima, o que tem dificultado a vazão.
— Os canais estão todos assoreados, cheios de vegetação, então está demorando a chegar na foz, mas as quatro comportas continuam abertas (no Canal das Flexas). Choveu de novo, bastante, na região do Imbé, mais para o lado de Rio Preto e fez com que enchesse o rio Ururaí e dificultou um pouco a drenagem da Lagoa de Cima. Então a face onde é afetada, entre Lagoa de Cima e Conceição do Imbé, a água voltou a subir — disse o major Edison Pessanha, coordenador da Defesa Civil de Campos.
Nessa quinta-feira (19), a Prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), com o apoio da Defesa Civil, entregou nove cestas básicas a famílias afetadas pelo transbordo do rio Preto no último final de semana. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS