Folha Letras - Símbolo & Sonho
- Atualizado em 19/04/2018 18:29
Antônio Nunes dos Santos (*)
Entestando o título desta louvação ao autor JOEL MACIEL SOARES, há um símbolo de méritos na temática do livro que consagra o sonho de um intelectual que conheci (e com quem me acoleguei) no exercício do magistério no antigo Colégio Batista Fluminense.
O professor de Matemática, de exímia competência, tornou-se um profundo conhecedor da Literatura. E revela-se, em sua belíssima obra, um grande escritor, um mestre também na arte das letras.
Maravilhosa realização de seu sonho literário!... Muito proveitosa em seus desígnios de ensinação.
O professor Joel, através de sua mais recente obra escrita, sobrepõe-se dignamente a seu próprio sonho de projetar a cultura campista (e brasileira, evidentemente) num cenário de fulguração estética. Realizou seu belíssimo “sonho”. Está feliz por saber-se assim reconhecido, embora conserve sua dignidade de intelectual em seu jeito pessoal de simplicidade; de não se haver vaidoso superdotado, no conceito público da intelectualidade.
Homem de fé. Consciente cultor do amor a Deus e ao próximo, como ensinou o Grande Mestre Jesus Cristo. E, então, abre-se espaço ao comentário das Reflexões Evangélicas Sem Fronteiras, subtítulo de SÍMBOLO & SONHO. O professor e Doutor Joel Maciel Soares dá-nos, em sua vida e em sua obra, uma sábia noção reflexiva das Escrituras Sagradas. Dirige o senso do leitor para sua competente análise das verdades evangélicas, sem facciosismo nem objetivo de seita ou qualquer religião. Isto o engrandece como mestre em sua profissão pedagógica: eu o tenho na perspecção de profundo conhecedor dos ensinamentos divinos, sem vaidades sectaristas. E é assim que expressa seu amor ao Pai Eterno; exatamente como Jesus ensinava a seus discípulos.
O sagrado “Símbolo” do que ele sonha é-nos passado em estilo nobre nos vinte capítulos do seu ex-celente livro de 223 páginas. São verdadeiras lições bíblicas, sem qualquer intenção de autolavrar-se ou de impor-se em autolatria, como um líder religioso qualquer.
O Senhor Jesus sabe de sua sinceridade, e não obstante sua reconhecida humildade, cumpre a seu jeito a recomendação do Grande Mestre: “Ide ensinar a todos os povos”; e mais: “Amai-vos uns aos outros”.
E neste ato de louvação ao autor de “Símbolo & Sonho”, rogo ao SS. Salvador que abençoe meu amigo Dr. Joel Maciel Soares; que ele continue no livre e honroso mister de Professor, de Educador fiel e responsável que sempre foi (e continua sendo), tal como o conheci há mais de cinquenta anos.
(*) Professor e Advogado
Herbson Freitas (*)
Um dos muitos eventos que pretendemos realizar, agora, novamente à frente da Academia Campista de Letras, prestigiando ainda mais o corpo de acadêmicos e acadêmicas, será o lançamento festivo das obras dos antigos e atuais membros e, se possível, com o apoio do Poder Público e da iniciativa privada. Essa é uma das finalidades da ACL.
Para as próximas semanas estamos programando o lançamento de uma obra de alto valor literário, escrita em estilo impecável, sobre reflexões evangélicas. Trata-se do livro “Símbolo & Sonho”, de autoria do acadêmico e diretor da ACL professor Joel Maciel Soares, também membro da Academia Pedralva Letras e Artes, irmão do poeta Almir Soares, um dos fundadores da APLA.
Joel Maciel Soares, que é um excelente cronista, ressurge, nos meios literários, com uma obra importantíssima e de grande profundidade. Um estudo que merece a atenção dos intelectuais e, principalmente, dos estudiosos, pelo seu conteúdo de amor e fé, escrita por um estudioso, mas de fé livre, reflexões evangélicas, como ele muito bem diz, sem fronteiras.
No nosso entender, no gênero, é uma obra para ser lida, relida e guardada. A ACL possui um quatro de intelectuais talentosos e de enorme bagagem literária. O próprio Joel, por exemplo, é autor de um maravilhoso livro de crônicas, intitulado “Páginas Escolhidas”, lançado, há algum tempo atrás, com a chancela da Academia Campista de Letras.
Diz o texto da contra-capa que o livro aborda “reflexões despretensiosas, cultivadas ao longo dos estudos rotineiros do texto sagrado, sem nenhum propósito de polemizar. Não se prendem a nenhuma denominação religiosa em particular. Em suma, não guardam fronteiras de nenhum culto em especial, de nenhuma escola doutrinária”.
E encerra dizendo que as reflexões “se restringem ao plano da moral pura do Cristo e, por isso, podem ser aceitas livremente”. De pleno acordo. Um livro, sem dúvida, para ser lido, pensado e analisado. Vale a pena ser adquirido, podendo ser encontrado com o autor, que é uma figura bastante conhecida e querida ou, em breve, no lançamento que pretendemos fazer na ACL, com a presença de todos (ou quase todos) acadêmicos e acadêmicas; de intelectuais de outras entidades e os leitores amantes da boa leitura, em especial do gênero citado, isto é, literatura religiosa.
O livro “Símbolo & Sonho” tem ilustrações do artista Genilson Soares e foi editado pela Fontenele Publicações - São Paulo, nos últimos dias de 2017. Sucesso! A ACL espera marcar mais esse tempo, com a presença maciça de todos. Aguardem!
(*) Presidente da Academia Campista de Letras

ÚLTIMAS NOTÍCIAS