O polêmico Mário Sérgio e as empadas de São Caetano
23/04/2018 10:38 - Atualizado em 23/04/2018 10:42
Mário Sérgio
Mário Sérgio / foto: Carlos Oliveira/Gazeta Press
O futebol é um dos mananciais de histórias engraçadas, muitas delas reais, muitas delas folclóricas, criadas na cabeça dos amantes do esporte e eternizadas nas arquibancadas, nos programas de rádio e nas mesas de bar. Mário Sérgio Pontes de Paiva, ou simplesmente Mário Sérgio, foi um dos mais geniais e polêmicos jogadores do futebol brasileiro. Levou a genialidade e a polêmica impregnadas na pele também quando abandonou as chuteiras, passando às funções de treinador e comentarista esportivo. Faleceu aos 66 anos, no dia 28 de novembro de 2016, no acidente do vôo da Chapecoense, quando integrava a equipe dos canais Fox Sport e seguia para Medellín, onde comentaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana.
Mário treinou o São Caetano entre 2002 e 2003. Conta-se que, no dia de sua apresentação na equipe do ABC Paulista, foi levado a uma pequena e tradicional barraca de vendas de empadas na área externa do Estádio Municipal Anacleto Campanella, onde o atendimento era feito por um senhor acima dos 70 anos, simpático, contador de histórias e apaixonado pelo Azulão. Ele se orgulhava em dizer que fazia as melhores empadas do Brasil há mais de cinco décadas.
Acontece que, enquanto Mário Sérgio experimentava uma de suas empadas, o astuto senhor pegou um pedaço de papel e, nele, colocou os nomes de 11 rapazes, entrega-o ao treinador e dizendo: “Seu Mário, o time é esse aqui”. Grato, sem perder o bom humor, o treinador colocou o papel no bolso e despediu-se.
No dia seguinte, primeiro dedicado aos treinos de preparação para a próxima competição, Mário chegou ao Anacleto Campanella e seguiu direto para a barraca de empadas. Chamou o senhor pelo nome e entregou-lhe um papel, dizendo: “Trouxe-lhe uma receita de empada. Empada boa é essa que está aí no papel”
MORAL DA HISTÓRIA: Falar o que outro deve fazer, ou deixar de fazer, é fácil demais. Difícil é tomar atitude na sua barraquinha de empadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Antunis Clayton

    [email protected]