A Jornada dos Heróis de Saúde do Exército Brasileiro
09/04/2018 22:13 - Atualizado em 10/04/2018 00:06
Exclusiva BNB
A saga dos que arriscam a própria vida para salvar as dos outros
Terminou na semana passada  o 1º Curso de Saúde Operacional 18/1, realizado na EsSLog-Escola de Sargentos de Logística, com duração de 5 semanas. Aulas e treinamentos intensos que exigiram dos alunos o máximo e a eles ensinou também o máximo.
( O curso pode ser chamado de 3 em 1, tendo sido para Oficiais Médicos( 7 semanas), para Oficiais Dentistas, Farmacêuticos,Veterinários, Enfermeiros, Fisioterapeutas & outros, e para Sargentos de Saúde.
Aspiração antiga dos integrantes do Serviço de Saúde, agora realidade, capacitando homens e mulheres de forma a mais real possível, a prestarem assistência de saúde sob qualquer condição de combate no Brasil e no exterior.
COMO FOI O CURSO NA DEFINIÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA
O Curso tem objetivos específicos, de acordo com a atuação do militar dentro da sua esfera de atribuição, e são estes os seguintes:
Oficiais Médicos: Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte médico avançado em operações militares e regular os procedimentos de urgência e emergência realizados por outros profissionais, devidamente qualificados, em operações militares. O Curso será realizado em duas fases: a 1ª com duração máxima de 5 (cinco) semanas, em atividades de atendimento pré-hospitalar operacional; e a 2ª que será realizada por militares aptos na 1ª fase, com duração máxima de 2 (duas) semanas, em atividades específicas para médicos.
Oficiais Enfermeiros, Farmacêuticos, Dentistas, Veterinários e Fisioterapeutas: Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte básico em operações militares, com duração de 5 (cinco) semanas.
Subtenentes e Sargentos de Saúde: Habilitá-los para a realização de atendimento pré-hospitalar, resgate e suporte básico em operações militares, com duração de 5 (cinco) semanas.
Dentre as atividades do Curso, os alunos realizarão diversas instruções, tais como: Resgate de Feridos em Ambiente Aquático, Remoção de Feridos por meio de Aeronaves, APH em Ambiente DQBNR (EsIE) e Resgate e Aplicação de Procedimentos APH em Ambiente de Montanha (32º BIL).
A capacitação segue até o dia 4 de abril, exceto no caso dos Oficiais Médicos aptos na 1ª fase do Curso, que seguirá até o dia 18 de abril.
Durante o Curso, os alunos terão instruções com diversos instrutores com experiência em situações adversas, seguindo a doutrina de Operações Conjuntas, com a participação de instrutores da Marinha do Brasil (MB), Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
O que é a EsSLog
A Escola de Sargentos de Logística é um estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, situado no Rio de Janeiro. Sua origem é a Subunidade Escola Mecanizada, que surgiu em 25 de maio de 1938. Wikipédia
Endereço: R. João Vicente, 2179 - Deodoro, Rio de Janeiro - RJ, 21610-211
NOTA DO BNB-BLOGNINOBELLIENY
O 2º sargento especialista em Saúde do Exército Brasileiro, J. Ronaldi, veio da cidade gaúcha de Santo Ângelo, onde serve  no 1° Batalhão de Comunicações do Exército, para também concluir com brilho o difícil curso. Ronaldi é irmão do sub-tenente João Ricardo, Comandos & Forças Especiais do Exército Brasileiro e instrutor chefe do Tiro de Guerra de Itaperuna, TG01-008.
Fotos-EsSLog
Na foto a seguir o 2º Sargento J.Ronald
2º Sargento Ronaldi
2º Sargento Ronaldi
Resgate por rapel
Resgate por rapel
Socorro imediato
Socorro imediato
Resgate Aéreo
Resgate Aéreo
Socorro à vitima de contaminação letal
Socorro à vitima de contaminação letal
A turma vencedora
A turma vencedora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]