Conscientização para o Autismo
Texto de Simone Pires
Dia 02 de Abril, é o dia Internacional de Conscientização para o Autismo!
Dia de vestir azul, a cor do autismo. A incidência de autismo é em torno de 1: 42 meninos e 1: 189 meninas , aproximadamente a proporção de 5 meninos para cada 1 menina no TEA.

O TEA – Transtorno do Espectro Autista afeta três áreas do desenvolvimento: comunicação, interação social e comportamento. Aparece normalmente antes dos 3 anos e é resultado de combinação de fatores genéticos + fatores ambientais . Existem mais de 330 genes ate então implicados no TEA , mais de 2.153 microduplicações e microdeleções. E nos fatores de risco existe desde a exposição ambiental á toxinas ate uso de medicações ( quem tiver interesse veja minhas aulas no youtube: dra Simone Pires e autismo ) . O autismo é mais frequente que HIV positivo, câncer e diabetes infantil somados.

Se você notar que seu filho ou criança com quem conviva por volta dos 2 anos apresenta ausência ou atraso de fala, pouco ou nenhum contato visual, não responde ao próprio nome, tem dificuldade de brincar com as crianças da mesma idade, brinca sem funcionalidade (tipo enfileirar brinquedos ) FAÇA UMA AVALIAÇÃO . Não espere pelo “ tempo da criança “.

Quando conhecemos um autista , e conheço vários , vemos que o autismo não define ninguém , mas faz parte da pessoa . E digo sem nenhum medo as pessoas são maiores, bem maiores que o autismo que possuem . Mas precisamos ainda conscientizar muito, abrir caminhos para as inclusões, diminuir o abismo que existe para o atendimento destas pessoas, espalhar o conhecimento acerca do transtorno, romper o ceticismo de médicos e outros profissionais acerca da evolução dos tratamentos.

O autismo com certeza mudou o meu olhar sobre o mundo e as pessoas, me fez conhecer pessoas maravilhosas e transforma ( AINDA ) todos os meus dias. Não é fácil, mas não é impossível. Me impulsiona a saber sempre mais, acreditar no potencial de cada um, ter um amor infinito e esperança sempre .
“Neste dia 02 de Abril, que o azul seja a nossa cor e nos conduza cada vez mais para um mundo multicolorido, no qual se tenha como premissa que há um oceano de distância entre se ser diferente e se ser inferior.”
#drasimonepires #autismo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]