Festa da Penha é patrimônio de Atafona
10/04/2018 23:45 - Atualizado em 11/04/2018 00:47
Patrimônio de Atafona
A festa da padroeira de Atafona, Nossa Senhora da Penha, terminou ontem. E como esses dias fazem bem ao 2º distrito sanjoanense. Para quem é católico, que acredita na intercessão da Virgem Maria, o primeiro bem é o espiritual. As boas energias estão presentes em todas as celebrações: missas, procissão fluvial e a tradicional procissão terrestre — Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Noves fora as questões da fé, Atafona recebe uma atenção especial do poder público para os dias festivos. Os serviços de iluminação e limpeza pública, que atendem bem durante todo o ano, diga-se de passagem, dão um “capricho” nas ruas por onde passa a procissão de Nossa Senhora da Penha. A segurança é reforçada. Prefeita, vice-prefeito, vereadores e secretários são todos encontrados com facilidade na praia. Todo esforço da administração municipal, que apoia a Irmandade na realização dos festejos, se justifica pelos milhares de fiéis que visitam o santuário de Nossa Senhora da Penha. Não há dúvida: é um mar de fé nas ruas da praia de Atafona.
Romaria
Os políticos marcaram presença na festa de Nossa Senhora da Penha. Na missa solene, ontem, estavam a prefeita Carla Machado (PP), o vice-prefeito Alexandre Rosa (PRB), os vereadores do município, além dos deputados estaduais Bruno Dauaire (PRP) e João Peixoto (PSDC).
E mais
Mesmo que não estejam na corrida eleitoral deste ano, políticos de São Francisco de Itabapoana, Campos e Macaé também prestigiaram os festejos. Aliás, devotos dessas cidades sempre marcam presença em Atafona nos dias festivos.
Surpresa
Já com a festa de Nossa Senhora da Penha acontecendo, a prefeita Carla Machado anunciou mais uma atração. O padre Juarez de Castro se apresentou ontem e sem gasto para Prefeitura. A oferta foi do Grupo Thoquino.
Novidade
A Estação Gastronômica foi uma novidade durante os festejos de Nossa Senhora da Penha. Teve movimento, agradou muita gente, mas também foi alvo de críticas, principalmente dos ambulantes, já que “dividiu” o público (e, consequentemente, a circulação de dinheiro).
Extra
A colunista Berenice Seara, do jornal Extra, deu destaque a elegibilidade da prefeita Carla Machado, do vice Alexandre, do vereador Alex Firme (PP) e do ex-prefeito Neco (MDB). Só esqueceu de lembrar que nenhum deles se lançaram como pré-candidato neste ano.
Reversão
Aliás, a reversão da condenação da Machadada botou fogo nos bastidores da política regional, já que Carla anunciou uma possível candidatura. O prazo de desincompatibilização já passou. Ela anunciou, um dia antes, que não renunciaria para entrar na corrida eleitoral.
Abafou
Os dias festivos em SJB serviram também para abafar qualquer tipo de comentário com relação aos motivos da prefeita Carla em anunciar a possibilidade de uma candidatura e depois desistir.
Cadeiras
Falta pouco para a Câmara de SJB aumentar o número de cadeiras na próxima legislatura. Os que defendem a mudança, de nove para 13, não entendem o porquê de ainda não ter entrado em pauta. Vale lembrar que o debate sobre o assunto se arrasta desde o início do ano.
*Publicado na edição desta terça-feira (10) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]