Bastidores do 'dia do fico' da prefeita de SJB
 
Dia do fico em SJB
A prefeita Carla Machado (PP) vai continuar no cargo. Após dias de especulação, com muitas apostas, tudo ficou como antes na política sanjoanense. Devido à densidade eleitoral de seu nome, a repercussão foi por toda a região. Em uma possível candidatura, ela teria apoio de todos os vereadores da sua base e já teria conquistado aliados em outras cidades. Mas, na noite de ontem, anunciou que recuou: por mais que desejasse disputar a eleição deste ano, disse que vai honrar o mandato conquistado em 2016. Do anúncio que poderia ser candidata até a desistência, Carla conseguiu, ao menos, alinhavar a mesa da Câmara para o próximo biênio da forma que queria: Alex Firme (PP) presidente, Aluízio Siqueira (PP) na vice-presidência, Ronaldo Gomes e Gersinho Crispim (SD), respectivamente, como primeiro e segundo secretários. Ao impor sua força, ela consegue conter no legislativo uma corrente de possível racha. A eleição antecipada da mesa mostrou um grupo coeso, o que daria força para sua eleição ao parlamento estadual ou federal. Por outro lado, impediu a articulação de alguns vereadores para descumprirem o “combinado” lá na frente.
Cartada
Nos bastidores, Carla conseguiu convencer muitos dos seus aliados sobre a possível renúncia. Uma bela cartada veio pela mão dos outros: o discurso bem ensaiado do vice-prefeito e dos vereadores da base sobre a possível candidatura.
Dúvida
Independente de qual fosse à decisão de Carla, após a especulação ganhar força, haveria surpresa e geraria dúvida. A primeira seria sobre o porquê abrir mão de um cargo no Executivo para disputar um mandato deputada.
Dúvida II
A segunda dúvida gerada seria sobre o que a fez desistir de uma candidatura, mas alimentou as especulações por tanto tempo. Seria estratégia? Por qual motivo? As dúvidas seguem.
Estratégia
Até entre seus aliados, daqueles mais próximos, há quem aposte que tudo não passou de uma bela e bem sucedida estratégia. Além de acumular notícias positivas, Carla ainda conseguiu a mesa diretora para o próximo biênio.
Santuário
A igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Atafona, será elevada a Santuário neste sábado (7). A celebração acontece às 19h. Antes, às 17h, os devotos saem em uma romaria luminosa, da igreja matriz de São João Batista, na sede.
Festa
A festa da padroeira de Atafona segue até segunda-feira (9). No domingo (8) tem a procissão fluvial, às 15h. Já na segunda, a missa campal será às 9h. A tradicional procissão, no horário de sempre, às 17h. Atrações recreativas seguem também até segunda.
Romaria
Por falar na festa da Penha, e como este ano é eleitoral, a tendência é que seja grande a romaria dos políticos à praia sanjoanense a partir deste sábado.
Forçou
A Prefeitura de São Francisco de Itapaboana forçou a barra. Uma montagem daquelas que se reconhece de longe fez a prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB) “surgir” na beira da lagoa, testando um QR Code nas placas oficiais. A foto está no site oficial.
*Publicado na edição deste sábado da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]