Eleição na Câmara e possível candidatura de Carla: semana de decisões em SJB
03/04/2018 17:08 - Atualizado em 03/04/2018 17:15
Semana decisiva
Não dá para morrer de tédio ao cobrir a política de São João da Barra. A possibilidade de renúncia da prefeita Carla Machado (PP) para alçar uma possível candidatura a deputada (ainda sem confirmar se a estadual ou federal) colocou fogo de vez nos bastidores. E a possibilidade ficou ainda mais real quando Carla mesmo confirmou a articulação, no domingo (1). A cidade que respira política passou a ter discussões muito mais acaloradas sobre o assunto. Em resumo, as eleições gerais de 2018, que costumam ser mais “distantes” das questões “provincianas”, ganhou forma de pleito municipal, muito quente, com essas articulações em curso. Antes de Carla decidir se renuncia ou não, tem a eleição da mesa diretora da Câmara municipal, que, como a coluna mostrou na semana passada (aqui), já conta com todos os cargos definidos, em reunião que ocorreu entre os vereadores e a prefeita na noite da terça-feira passada. O jogo, porém, só acaba quando termina. E existe uma sucessão de fatos importantes nesta semana.
Mesa
A eleição da mesa diretora da Câmara, nesta quarta-feira (4), é essencial. A confirmação de Alex Firme (PP) como presidente, Aluizio Siqueira (PP) com vice, além de Ronaldo Gomes (Pros) e Gersinho Crispim (SD) como 1º e 2º secretários, respectivamente, seria a confirmação de um grupo coeso.
Números
E essa confirmação tem um número na votação da Câmara: sete. Além dos marcados para integrar a mesa no próximo biênio, Caputi (Pode), Elísio Rodrigues (PDT) e Sônia Pereira (PT) integram a base governista. Na oposição, apenas Eziel Pedro (MDB) e Franquis Areas (PR).
No Rio
Uma reunião da prefeita com representantes partidários nesta quinta-feira (5) é outro capítulo decisivo com relação ao futuro do comando da cidade. Depois dessa reunião é que Carla vai anunciar, na sexta-feira, se continua ou não à frente do Executivo municipal.
Pule de 10
Carla foi candidata a deputada estadual em 2014. Teve bom desempenho na região, mesmo tendo os prefeitos de Campos, SJB e São Francisco de Itabapoana como opositores — o que não ocorre agora. A possível candidatura ainda é especulativa, mas há quem considere que, no páreo, é pule de 10.
Feriadão
Em SJB, o feriadão da Semana Santa contou com a tradicional programação da igreja matriz de São João Batista na sede, enquanto em Grussaí foi realizado o 1º Festival do Caranguejo.
Sucesso
Comerciantes comemoraram o resultado do Festival do Caranguejo. Tomara que tenha sequência, não seja mais um evento sem continuidade.
Destaque...
Por falar no feriadão, merece destaque a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (antiga Casa de Câmara e Cadeia). Localizada em frente à igreja matriz, esteve aberta durante a noite da Sexta-feira da Paixão, aproveitando o movimento de munícipes e turistas.
...Cultural
Aliás, a Casa de Cultura tem permanecido aberta em todos os feriados. A atitude é louvável, pois proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer o prédio histórico. Um bolão da equipe da área cultural do município.
Disputa...
Os ciclistas sanjoanenses João Carlos França e Vanessa Silva trouxeram bons resultados da Volta Master de Ciclismo do Espírito Santo, realizada no último final de semana na cidade de Cariacica.
...e conquistas
Enquanto João Carlos obteve a 2ª colocação na modalidade contrarrelógio (Master A-1), Vanessa conquistou três importantes resultados, culminando com o título de campeã geral na categoria feminino: 1ª colocação no circuito, 2ª em montanha e 3ª no contrarrelógio.
Padroeira
Atafona já iniciou a programação religiosa em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Penha. No domingo, a santa missa e uma carreata foram os primeiros atos. Na segunda (2) teve missa às 19h, mesmo horário das celebrações de terça até quinta-feira. A programação prossegue até 9 de abril, segunda-feira.
*Publicado na edição desta terça-feira (3) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]