Relatório da CPI da Lava Jato apresentado na Câmara
08/03/2018 11:23 - Atualizado em 15/03/2018 17:03
Enfim, a conclusão
Nove meses após ser iniciada, a CPI da Lava Jato teve uma conclusão, através da leitura de seu relatório, que agora será encaminhado a vários órgãos para as possíveis providências. Um leigo pode pensar que o fato de a CPI apontar indícios seria uma desqualificação do trabalho desenvolvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito. Longe disso. Uma CPI apura e aponta o que descobriu. Os possíveis desdobramentos e indiciamentos cabem à Polícia Federal, ministérios Públicos estadual e federal, enfim aos órgãos competentes. São eles que definirão quais caminhos poderão ser seguidos a partir do que foi apurado e junto com que já é investigado, inclusive, pelo próprio Ministério Público.
Crimes
O relatório apontou crimes como corrupção passiva, caixa 2 eleitoral, improbidade administrativa, possível associação criminosa, fraude no caráter competitivo de licitação e fraude em concorrência. E não atingem apenas os ex-governadores e ex-prefeitos Rosinha e Anthony Garotinho. Ex-secretários, fiscais de obras, membros da comissão de licitação, enfim, todos que, de acordo com a CPI, deveriam ver e não viram, deveriam zelar pelo dinheiro público e não zelaram, inclusive os próprios delatores e outros executivos da Odebrecht. Muito longe de uma conclusão, relatório da CPI pode ser apenas o início de algo maior.
Segurança em pauta
O Conselho Comunitário de Segurança se reuniu, ontem, no auditório da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL). Entre os assuntos estiveram a preocupação com a migração da criminalidade da capital para o interior por conta da intervenção na Segurança Pública do Rio de Janeiro e o atual cenário de furtos e roubos. Foi destacado pelo comando da Polícia Militar a possibilidade de Campos receber, até o mês de abril, aproximadamente 14 viaturas.
Índice elevado
Campos está em alerta por conta índice de focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado na última terça-feira, o nível no município subiu de 3,2 para 3,6, o que é considerado pelo Ministério da Saúde como situação de alerta. Por conta disso, o Centro de Controle de Zoonoses vai começar a partir de hoje um mutirão de ações que reunirá também funcionários da secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da superintendência de Limpeza Pública. Vale destacar que a população também deve contribuir fazendo a limpeza de seus quintais para não deixar água acumulada e evitar jogar lixo nas ruas e terrenos baldios.
Alagou
Bastou poucos minutos de chuva intensa para que vários pontos do município de Campos ficassem alagados. O problema não é de agora e se estende ao longo de anos, causando transtornos à população. Ontem, em algumas ruas, carros estacionados chegaram a ficar inundados e, infelizmente, os proprietários que terão que arcar com o prejuízo. Já passou da hora de se colocar em prática um estudo mais eficaz para sanar de vez essa complicação.
Paraíba
Embora a chuva não esteja caindo com frequência em Campos, o rio Paraíba do Sul tem se mostrado cada mais vez cheio nos últimos dias, como há muito tempo não era vista. O motivo deve ser por conta da água que atinge as cabeceiras do rio. A Defesa Civil já chegou a dizer que não há alerta para alagamentos, uma vez que o nível de transbordo é de 10,40 metros. Quem comemora é o produtor rural que depende da terra para o seu sustento.
De graça
Moradores de Farol de São Thomé irão receber hoje, pela segunda vez neste ano, o projeto Novo Olhar, da Fundação Leão XIII. Na ocasião, serão entregues óculos de grau para os munícipes atendidos pelo projeto no dia 27 de janeiro. Realizado pela secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, o projeto veio ao litoral campista por intermédio do vereador Igor Pereira (PSB), que levou a demanda ao deputado João Peixoto (PSDC). No Rio, Peixoto encaminhou ofício ao secretário Gustavo Tutuca, que atendeu ao pleito. Neste retorno, o atendimento será novamente no Colégio Estadual Manoel Pereira Gonçalves, às 13h. Para retirada dos óculos, o beneficiário deverá levar o protocolo recebido no dia do exame e a carteira de identidade.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS