Intervenção na segurança: autoridades se unem por ações colaborativas
07/03/2018 11:03 - Atualizado em 15/03/2018 17:03
Segurança em debate
No mesmo dia em que idosos tiveram suas casas invadidas em Campos, onde também mais dois homicídios foram registrados, e em plena intervenção federal no Estado, o superintendente de Paz e Defesa Social de Campos, Darcileu Amaral, se reuniu, na tarde desta terça-feira (6), com gestores da área de Segurança Pública dos municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. O objetivo do encontro foi discutir ações colaborativas diante da intervenção federal. A atitude mostra que as autoridades ligadas à segurança do interior também estão preocupadas para que uma possível migração da criminalidade não ocorra. Necessário seria expandir a ideia para outros municípios vizinhos.
Mudanças nos comandos
O secretário de Segurança, o general Richard Fernandez Nunes, mudou as chefias das polícias Civil e Militar. O coronel Luis Claudio Laviano assume a partir de hoje o lugar do coronel Wolney Dias no comando da PM. Já a chefia da Civil será do delegado Rivaldo Barbosa, que estava à frente da Delegacia de Homicídios. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Segurança. Essa é a primeira mudança feita por Nunes desde a intervenção federal, que teve início em 16 de fevereiro. A expectativa é que haja também mudança nos comandos das polícias em todo o estado.
CPI das UPPs
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai instalar, hoje, uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a operacionalidade e apontar resultados da atuação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Estado. A reunião de instalação acontecerá às 11h, na sala 316 do Palácio Tiradentes. O presidente da CPI, deputado Bruno Dauaire (PR), afirmou a necessidade de esclarecer o funcionamento da administração das UPPs, já que “nunca houve tantos recursos para a segurança pública. Sobrou espetáculo, faltou gestão”.
CPI dos Transportes
Também hoje na Alerj, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar as irregularidades da gestão pública no setor de transportes no estado do Rio vai se reunir, às 9h30, na sala 311 do Palácio Tiradentes.Durante a reunião será feira uma avaliação preliminar do material que a comissão recebeu do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), da secretaria de Estado de Transportes (Setrans) e da Comissão de Transportes da Alerj. Haverá também a aprovação de novos requerimentos de dados e documentos e a marcação de audiências públicas. A convocação de autoridades estaduais já foi aprovada. O deputado Geraldo Pudim (PMDB) é o relator desta CPI.
Homenagem às mulheres
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realiza amanhã, a partir das 16h30, o evento “Encontro com elas”, em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. A abertura do evento será feita pela empresária Maria Luiz Schulz. A vereadora Joliza Rangel também foi convidada para falar sobre questões sociais da mulher. Já a dermatologista Ana Maria Pellegrini abordará o tema da saúde e beleza da mulher. Para finalizar o encontro, a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Ana Paula Carvalho, que falará sobre os direitos do sexo feminino.
Febre amarela
O Estado do Rio de Janeiro já contabiliza 120 casos confirmados de febre amarela silvestre em humanos, sendo 54 óbitos. O informe epidemiológico divulgado pela secretaria de Estado de Saúde ontem mostra que foram confirmados oito casos a mais desde o último dia 2, sendo três mortes. Dois casos recentes foram registrados em Silva Jardim, sendo um óbito. O município que apresenta mais casos é Angra dos Reis, que tem 29 pessoas contaminadas pela doença e 13 óbitos.
Contagem regressiva
Ontem marcou a contagem regressiva de exatos cem dias que faltam para o começo da Copa do Mundo da Rússia. Em vídeo promocional para marcar a data, várias lendas do futebol aparecem com uma bola e logo depois o presidente russo Vladimir Putin aparece batendo bola no Kremlin com o presidente da Fifa, Gianni Infantino. A Copa do Mundo está na sua 21ª edição. Trinta e duas seleções vão estar na Rússia, e os jogos começam em 14 de junho. O Brasil só estreia no domingo, dia 17 de junho, em Rostov-on-Don, contra a Suíça, às 15h, horário de Brasília.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS