Atendimento especial para casos de conjuntivite em Campos
- Atualizado em 21/03/2018 16:36
O município de Campos, assim como outras cidades do Rio de Janeiro e também de outros estados, tem enfrentado um surto de conjuntivite e, embora a doença seja comum neste período do ano, a melhor forma de prevenção é reforçar os cuidados com a higiene pessoal.
Renata Juncá
Renata Juncá / Supcom
A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Renata Juncá, explicou que os médicos nas unidades básicas de saúde realizam os primeiros atendimentos aos pacientes.
— O primeiro atendimento pode ser feito nos postos de saúde e nas unidades de emergência. Lá os médicos vão dar as orientações, tratamentos e licenças necessárias. Para o Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital Geral de Guarus (HGG) devem ser encaminhados somente casos que não evoluírem bem ou casos graves — alertou Juncá.
A oftalmologista Cynthia Cordeiro, médica no HFM, explica que o surto é de conjuntivite viral, transmitida apenas pelo contato.
— Neste período de fim do verão é comum o aumento dos casos de conjuntivite, mas neste ano estamos percebendo um número bem maior do que em anos anteriores. Estamos enfrentando o surto mais intenso dos últimos anos — explicou.
Somente no HFM, são atendidas, em média, 120 pessoas por dia com sintomas da doença. Já no HGG, foram abertas novas vagas nesta segunda-feira para o atendimento aos pacientes através da distribuição de senhas de segunda a quinta-feira pela manhã, a partir das 7h, e segundas e quintas-feiras à tarde, a partir das 14h.
A médica ressaltou que, pelo fato da doença ser transmitida pelo contato, o paciente deve tomar cuidado com a higiene pessoal para evitar o contágio.
— As pessoas devem lavar sempre as mãos com sabonete ou utilizar álcool em gel, tanto nas mãos quanto em objetos, evitar compartilhar objetos que possam estar contaminados, como toalhas e devem trocar fronhas de travesseiro diariamente — explica.
Doença - A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, parte branca do olho. Existem vários tipos da doença: viral, bacteriana, alérgica, traumática, tóxica, química, entre outras. Os principais sintomas são sensação de areia nos olhos, secreção, lacrimejamento, vermelhidão e coceira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS