Após alerta, Campos é atingido por vendaval e até chuva de granizo
Jane Ribeiro e Mário Sérgio Júnior 16/03/2018 17:43 - Atualizado em 19/03/2018 19:16
  • Temporal destelhou residência no Parque Real

    Temporal destelhou residência no Parque Real

  • Temporal destelhou residência no Parque Real

    Temporal destelhou residência no Parque Real

  • Temporal destelhou residência no Parque Real

    Temporal destelhou residência no Parque Real

  • Temporal destelhou residência no Parque Real

    Temporal destelhou residência no Parque Real

  • Temporal destelhou residência no Parque Real

    Temporal destelhou residência no Parque Real

  • Temporal destelhou residência no Parque Real

    Temporal destelhou residência no Parque Real

As fortes rajadas de vento, na tarde desta sexta-feira, causaram transtornos e prejuízos para Campos. A mudança climática foi sentida por volta das 14h e alguns municípios chegaram a ficar em estado de alerta devido à ventania. Em Campos, chuva de granizo chegou a ser registrada em Goitacazes, onde uma casa ficou destelhada. Já no Parque Dom Bosco, uma árvore desabou em cima de um carro estacionado. Em Lagoa de Cima, a ventania, misturada com a chuva, assustou os moradores e chegou a criar ondas na água calma da lagoa. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, que significa um grau de perigo potencial, com risco de vendaval para cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense. De acordo com o Instituto, o alerta vai até 9h deste sábado. Segundo o Inmet, ainda há riscos de queda de galhos de árvores, com ventos variando entre 40 km/h e 50km/h, podendo chover até 50 milímetros. A previsão para o final de semana em Campos é de sol com muitas nuvens a nublado com chuva no fim da manhã. Tarde e noite chuvosas.
No Parque Real, em Goitacazes, a casa da auxiliar de serviços gerais Alessandra Rosa Peixoto foi destelhada, causando susto e prejuízo. A auxiliar não estava em casa no momento, mas a irmã, Elica Peixoto, que mora ao lado, relatou que a ventania derrubou o telhado de parte da varanda e do quarto.
— Foi muito assustador e o barulho das telhas caindo parecia que o prédio estava indo a baixo. Felizmente não tinha ninguém em casa no momento, mas ela perdeu muita coisa. A TV foi danificada e tudo que estava na varanda como a máquina de lavar, mesa, armário, ela perdeu tudo. Graças a Deus o filho dela estava na escola e não se machucou — disse ela.
Muito abalada, Alessandra disse que não sabe o que fazer. “Estou perdida, não sei o que fazer, para onde ir. Perdi muita coisa, mas graças a Deus ninguém se machucou. O material a gente trabalha e repõe”, contou.
Ventania tombou árvore no Pq. Dom Bosco
Ventania tombou árvore no Pq. Dom Bosco / Rodrigo Silveira
Em vários pontos da área central foi constatado queda de árvores. Na rua Mariana de Brito, no Parque Dom Bosco, uma árvore caiu, mas ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionado e retirou os galhos que estavam na rua.
Outro ponto crítico foi em Lagoa de Cima. A lagoa “virou mar” devido à tempestade, formando ondas que invadiram a RJ 208. Os moradores ficaram assustados.
Em nota, a Prefeitura informou que o setor de Arborização da secretaria de Desenvolvimento Ambiental atendeu vários chamados em diferentes pontos do município e que as ações de remoção dos galhos de árvores são realizadas em parceria entre Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e secretaria de Desenvolvimento Ambiental.
Em relação aos outros casos, como em Goitacazes, a Defesa Civil informou que não houve nenhum chamado de moradores em consequência da chuva. O órgão orienta que as pessoas acionem o órgão em casos de emergência, através do telefone (22) 98175 2512.
Morro do Coco - Um mutirão com várias secretarias será realizado neste sábado, em Morro do Coco, oferecendo serviços aos moradores do distrito mais atingido pelas fortes chuvas da semana passada. Estão previstos atendimentos de saúde com visita aos desabrigados e aos residentes afetados, atividades recreativas na praça local, corte de cabelo, cadastro de currículos, vacinação, teatro infantil, apresentação musical e entrega de doações. A iniciativa é da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) em parceria com a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), superintendência de Trabalho e Renda, Fundação Municipal de Esporte (FME), e secretarias de Governo, de Desenvolvimento Humano e Social, e de Saúde.
Conceição de Macabu - O temporal desta sexta também derrubou árvores em Conceição de Macabu. Uma árvore caiu em frente a delegacia da cidade e outra caiu na RJ 182, na altura da localidade de Curato. Ninguém ficou ferido em nenhuma das ocorrências.
Minas Gerais - A chuva também trouxe transtorno à cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Carros chegaram a ser carregados em enxurradas, ruas ficaram alagadas e árvores derrubadas. (J.R.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS