Programa Saúde na Escola retoma ações em Campos
10/03/2018 20:30 - Atualizado em 12/03/2018 15:35
A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) retoma nesta segunda-feira (12) as ações nas escolas municipais pactuadas. O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento da vulnerabilidade que compromete o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
De acordo com a coordenadora do PSE, Cátia Mello, a inovação neste ano será a implementação dos projetos-piloto: “Enfrentamento à Obesidade Infantil”, “Saúde Vocal do Professor”, “Gravidez na Adolescência - Rede Cegonha” e “Valorização da Vida e Aprendendo a Crescer”.
— Além de promover a mudança de comportamento, esse tipo de ação também capacita outras pessoas a serem promotores de saúde em sua comunidade ou em seu ambiente familiar. O trabalho faz parte das ações pactuadas na adesão e que são planejadas considerando o contexto social, a capacidade operativa em saúde do escolar e dos serviços de saúde mais próximos, com vistas à prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes — explicou Cátia.
Após um ano de muitas ações e conquistas, o PSE iniciou 2018 em novo endereço. Antes no Centro de Saúde, a nova sede do programa foi estruturada no prédio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, em frente à Praça V de Julho. Cátia Mello ressaltou que o novo espaço tem possibilitado para que o programa fique ainda mais próximo das unidades escolares e facilita o acesso da comunidade escolar.
— Em 2017, apesar das dificuldades enfrentadas, 84% das ações propostas foram executadas, algumas unidades escolares com 100% de conclusão. Em 2018, essa produtividade tende a ser maior com a chegada da verba do Programa que favorecerá novas ações com maior efetividade quantitativa e qualitativa – ressaltou Cátia.
O Ministério da Saúde determina diversas ações a serem executadas pela equipe do PSE, como o acompanhamento da situação vacinal, verificação da saúde ocular e auditiva, saúde bucal, avaliação antropométrica, ações de saúde ambiental, prevenção das doenças em eliminação, combate à dengue, prevenção da violência e de acidentes, cidadania e cultura da paz e promoção da prática de atividade física, esporte e lazer, além de outros desdobramentos.
Uma das diretrizes do PSE é atuar em parceria com os diferentes programas do município, além de contar com apoio da iniciativa privada, principalmente universidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS