Transtornos após tempestade em SFI
Jonatha Lilargem, Ana Laura Ribeiro e Mário Sérgio Júnior 09/03/2018 12:17 - Atualizado em 12/03/2018 16:15
Em São Francisco rios transbordaram
Em São Francisco rios transbordaram / Divulgação
A tempestade que caiu em praticamente toda região trouxe transtornos para o município de São Francisco de Itabapoana, nesta sexta-feira. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente Defesa Civil, as chuvas causaram muitos pontos de alagamentos, inclusive na zona rural. Na RJ 224, na altura da Usina Canabrava, o tráfego chegou a ficar no sistema pare e siga. Já na região de Imburi, moradores chegaram a fazer uma manifestação e fecharam o trecho da rodovia. Segundo a Defesa Civil do município, às 9h o nível do rio estava em 2,75, ultrapassando a cota considerada normal para o período, de 2,10. O rio Guaxindiba também transbordou, alagando várias propriedades.
O órgão informou que equipes estão atendendo as demandas das vítimas da chuva. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, o município segue em estado de alerta desde a madrugada desta sexta-feira por conta do rio Paraíba do Sul, mas a situação já foi controlada. Além dos alagamentos, aulas também foram suspensas ontem no turno da tarde e da noite.
A Defesa Civil chegou a emitir alerta e trabalha para evitar desastres no local. “Nós trabalhamos desde cedo para garantir a segurança da população. Temos compromisso com a sociedade e precisamos evitar que o pior aconteça. Estamos fazendo ações em diversas áreas e vários problemas já foram resolvidos”, comentou.
No lado do município que é banhado pelo Paraíba, segundo Ilzomar, não houve alagamento. Já no lado que é banhado pelo rio Itabapoana, o rio chegou a passar da cota de 2,10 metros - considerado normal. Dois pontos de alagamento foram registrados: na localidade de Imburi, onde 19 pessoas tiveram que sair de casa, mas já receberam assistência, e em Santa Clara, onde foi feito bombeamento da água em pontos alagados.
  • População protesta transtornos da chuva em Imburi

    População protesta transtornos da chuva em Imburi

  • População protesta transtornos da chuva em Imburi

    População protesta transtornos da chuva em Imburi

Na RJ 224, houve rompimento da retenção de uma fazenda, por volta das 8h, o que causou alagamento de parte da pista. Segundo a Defesa Civil, a situação já foi solucionada.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos se solidarizou com todos os atingidos e reafirmou seu comprometido em oferecer todo o suporte necessário aos mesmos. “O momento é de muita preocupação com os moradores de SFI. A quantidade de água que choveu ontem (quinta-feira), de 55 milímetros, estava prevista para o mês inteiro”, afirmou.
Em São João da Barra também choveu bastante. No entanto, de acordo com a Defesa Civil não houve registros de casos graves. Algumas casas e ruas foram alagadas, mas as providências foram tomadas.Em São João da Barra também choveu bastante. De acordo com a Defesa Civil, até o momento, não houve registros de casos graves. Algumas casas e ruas foram alagadas, mas as providências já foram tomadas. O Corpo de Bombeiros atua também para atender as demandas dos cidadãos em casos relacionados à chuva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS