Concurso no Ministério Público direcionado ao interior
10/03/2018 21:08 - Atualizado em 14/03/2018 17:05
O primeiro concurso público interiorizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está atraindo diversos candidatos, principalmente da região Norte e Noroeste Fluminense. Com a remuneração inicial de R$ 27.500,16, as 35 vagas são para promotor de Justiça substituto.
Quem ingressar na instituição necessariamente começará a trabalhar pelo interior do estado, como em Campos e Itaperuna. Como grande parte dos cargos da classe inicial foi transferida para a classe intermediária, os aprovados que ingressarem agora iniciarão suas atividades pelo interior do estado até posteriormente chegar às comarcas mais próximas da capital.
Durante a validade do concurso, que é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, poderão ser disponibilizadas novas vagas. Há reserva de vagas para negros (20%) e deficientes (5%). O candidato deve ser a bacharel em direito com, pelo menos, três anos de prática jurídica. As inscrições devem ser feitas até 6 de abril pelo site www.mprj.mp.br. A taxa é de R$ 300. O concurso terá 5 etapas: prova escrita preliminar, provas escritas especializadas, provas orais, prova escrita de língua portuguesa e prova de títulos.
As provas trarão questões sobre as disciplinas de direito penal, direito processual penal, direito eleitoral, direito civil, direito processual civil, direito empresarial, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito da infância e da juventude, tutela coletiva e princípios institucionais do Ministério Público. As datas de todos os exames, que serão elaborados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora, ainda serão divulgadas.
Os aprovados nas provas eliminatórias deverão fazer as inscrições definitivas, comprovando no ato o exercício de atividade jurídica. Ainda serão realizados a prova de português, a contagem de títulos e o exame de aptidão física e mental. A posse dos aprovados começará a partir de janeiro de 2019.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS