Como utilizar as milhas?
Rildo Ribeiro Júnior - Atualizado em 12/03/2018 19:06
Divulgação
Muitas pessoas ficam em dúvida de como é a melhor maneira de utilizar as milhas para compras de passagens aéreas. As milhas são pontos que podem ser utilizados para compra de produtos e também de passagens aéreas. Hoje vamos passar algumas dicas de como conseguir acumular e, principalmente, aproveitar as melhores promoções para emitir suas passagens.
Como acumular milhas?
Existem diversas formas e programas diferentes de milhagens que vão desde a programas de postos de gasolina até mesmo os pontos por trechos voados nas companhias aéreas. Nos programas de cartões de credito, cada cartão possui uma tabela diferente para a pontuação. Eles transferem o valor gasto na fatura para dólar e assim pontuam de acordo com o nível do cartão podendo ser de 1 até 2,5 ou até 3,0 pontos por cada dólar. Nos programas de fidelidade, como nos casos dos postos de gasolina, os pontos vão acumulando numa conta e depois de determinado valor é possível transferir para os programas das companhias aéreas. E a forma mais tradicional é efetuar um cadastro para participar do programa de fidelidade da companhia e, então, através dos trechos voados na companhia aérea, ou em empresas parceiras, o usuário vai acumulando as milhas.
As milhas sempre devem ser usadas?
Para realmente obter vantagem no uso das milhas é necessário efetuar uma pesquisa antes de emitir qualquer passagem. O interessante é que o usuário tenha a quantidade total de milhas para todos os viajantes ou que tenha a possibilidade de viajar em voos separados, uma vez que nem sempre o voo que está sendo comprado com milhas é o mais barato para ser comprado normalmente em dinheiro. Dessa forma, a melhor opção é emitir a passagem que estiver melhor com milhas e se não for a mesma opção para compra normal os outros viajantes embarquem em voos diferentes.
Os bilhetes com milhas possuem os mesmos direitos de um bilhete emitido de forma tradicional?
Sim. Mesmo o pagamento tendo sido feito através de pontos, os direitos e também os deveres são exatamente os mesmos dos bilhetes comprados de forma tradicional. Eles possuem franquias de bagagem determinadas no ato da compra, o tempo de antecedência para o check in também é o mesmo e garante ao passageiro os mesmos critérios para casos de cancelamentos e alterações de voos.
É melhor emitir as passagens através dos portais dos bancos ou diretamente pelos programas das companhias aéreas?
Ultimamente alguns bancos têm oferecido a opção de emitir as passagens diretamente através de seus portais de resgate de pontos, porém, nem sempre os valores em pontos são os mesmos. Nesse caso, é necessário também fazer uma pesquisa para verificar se os valores em pontos cobrados são compatíveis com os valores praticados pela companhia aérea, lembrando que tanto os valores em Reais como os valores em pontos sofrem alterações, momentaneamente, o que também deve ser levado em consideração na hora de decidir se compensa ou não a econômica, uma vez que as administradoras levam até 7 dias úteis para transferir os pontos do cartão de crédito para as companhias.
Existe promoção para compra com pontos?
Sim. Assim como as passagens compradas de forma tradicional, as passagens com pontos também estão frequentemente em promoção. O ideal é começar a pesquisar sobre a sua viagem com até seis meses de antecedência da data do embarque.
As agências de viagens aceitam o pagamento de passagens com milhas?
Não. Por mais que os pontos sejam utilizados para pagamentos, os programas de milhagens são feitos para uma relação do cliente diretamente com as companhias, o que não permite que o sistema das agências de viagens emitam ou até mesmo tenham acesso às reservas efetuadas dessa maneira.
Os programas de milhagens são benefícios criados para estimular o viajante a se fidelizar a uma determinada companhia aérea e aos cartões de crédito para estimular o consumo. É uma ótima ferramenta se bem utilizada. Porém, vale lembrar que não é uma boa opção se tornar refém desses programas, até porque hoje em dia existem diversas promoções que valem muito a pena aproveitar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS