Encontro de Folia de Reis em Italva
09/03/2018 19:22 - Atualizado em 14/03/2018 16:52
A secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Italva inicia a programação de 2018 com um encontro de Folia de Reis, na Praça da Matriz, neste sábado (10), a partir das 19h. As folias sairão em desfile da Escola Municipal Glicério Sales e estão confirmadas as participações de foliões das cidades de Italva, Itaocara, Cardoso Moreira, Miracema, São Fidelis e Arraial do Cabo. O objetivo do encontro é promover o intercâmbio e preservar a manifestação popular.
Divulgação
— A Folia de Reis é muito importante para a preservação das raízes culturais da cidade. As folias estavam sem incentivo, mas é necessário manter viva essa manifestação cultural. Os desafios são muitos, mas quero destacar a importância do apoio do secretário de Cultura Erivelton Mendes. Passamos por grandes dificuldades, mas o nosso objetivo é manter a tradição centenária na nossa região. A realização do encontro nos dá incentiva a não deixar ea tradição se acabar — destaca Aldisônia Fernandes Mendes, presidente da Folia Nossa Senhora Aparecida de Italva.
Erivelton Mendes ressalta ainda que além da revitalização das praças, o propósito é a realização de um evento cultural que mantenha a tradição das folias viva na cidade, já que muitas pessoas gostam. Além de ser uma forte manifestação cultural da região, o encontro incentiva as folias a continuarem suas apresentações. É a cultura de um povo.
— Em Italva hoje só temos um grupo de folias em atividade e procuramos dar incentivo para que não desanimem. Para o encontro tivemos que convidar folias de outros municípios – destaca Erivelton.
Para o secretário a expectativa é muito boa, já que grupos tradicionais confirmaram presença. E revela que Italva já teve seis folias. A tradição é antiga, seu pai conta que era criança e já saia na folia.
— Ao longo dos anos, nossa cidade perdeu muitas tradições culturais por falta de incentivo. A folia ainda persiste e precisamos passar isso adiante. A cultura de uma comunidade é a sua identidade — concluiu.
Uma das tradições da região, a Folia de Reis é uma atividade cultural que tem resistido a dificuldades financeiras. Em Italva, restou apenas um grupo. Quem tem boas recordações é o comerciante João Carlos Miotti, que recorda de um tempo que a cidade mantinha vários grupos de folias que se apresentavam nas festas religiosas da cidade, mas a força maior desses grupos era na zona rural.
Divulgação
Preservar a cultura local e as manifestações populares são propostas da Igreja Católica. Pe. Maxiliano Barreto destaca a importância de a igreja estar atenta em manter essas tradições das comunidades e lamenta a falta de preservação das folias de reis. Com o esvaziamento dessas comunidades, muitas das tradições perderam o sentido, e o resgate das tradições representa a recuperação do legado histórico e cultural dos moradores.
Ele tem valorizado as comunidades rurais. Durante o mês realiza celebração de missas nessas comunidades e observa no ambiente familiar, um clima de cordialidade e de partilha dos moradores. E nestas comunidades as manifestações proporcionam importante legado familiar.
— Uma das características das comunidades rurais é o ambiente familiar e a cultura do encontro. Após as missas, há a partilha entre os moradores. É nesse ambiente que celebramos a vida, partilhamos a palavra confraternizamos e festejamos. Um lugar onde prevalece a paz. Sempre dedico um dia para reunir as famílias nessas comunidades. Elas preservam as tradições e há necessidade de serem incentivadas pelo poder público — destacou Padre Maxiliano. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS