Dia da Mulher - Preservar o corpo e a mente
- Atualizado em 08/03/2018 15:26
Vanessa Florindo
Vanessa Florindo / Divulgação
“Cuidar de si e de sua saúde é algo muito importante para você se sentir bem. Eu me sinto muito feliz por me sentir bem comigo mesma. É maravilhoso ser mulher”. As palavras são da professora de kickboxing Vanessa Florindo, de 19 anos, que contou que teve sua vida mudada através do esporte. Hoje em dia, conta Vanessa, ela se sente melhor e mais livre por ter tido o kickboxing em sua vida.
— Quando eu era mais nova, eu era obesa e, por conta disso, quase comecei a ter problemas sérios com bulimia. Eu fiquei doente com isso, não era feliz com meu corpo, com o que eu era. Meu pai, nessa época, quando eu tinha 13 anos, viu que eu estava ficando doente e me colocou na musculação. E foi na academia onde conhecei o kickboxing, que iria mudar minha vida — contou ela, moradora do Parque Guarus, mesmo bairro onde treina e dá aulas.
De lá para cá, Vanessa foi se apaixonando pelo esporte, participou de competições e foi se interessando em aprender cada vez mais.
— Tudo foi sendo renovado para mim. Meu corpo e minha saúde foram mudando muito e, como sempre fui procurando aprender cada vez mais, fui me aprofundando no kickboxing e hoje sou professora. Dou aula para mulheres. Inclusive, outra coisa que o kickboxing mudou na minha vida foi que o meu primeiro e atual professor, Rudney Carvalho, hoje é meu marido — relatou a professora, que futuramente ainda pretende cursar Nutrição.
Após conhecer e se aprofundar no mundo do kickboxing, Vanessa também conheceu outros esportes, que diz ser muito importante para a vida dela.
— Entre os esportes que conheci estão o MMA, jiu-jitsu, crossfit e muay thai. Também gosto muito de fazer atividades ao ar livre e musculação. E só tenho vontade de aprender mais, porque esporte ajuda muito na saúde, no emagrecimento, no seu bem-estar. Sou encantada com esportes e atividades físicas, e é nem só por estética, mas por paixão.
E não foi só a obesidade que o esporte ajudou Vanessa a superar.
— No ano passado, descobri que estava com endometriose (distúrbio em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora do útero). Isso me fez entrar em depressão e mexeu muito com a minha saúde, já que precisei tomar muito remédio. Eu fui emagrecendo muito, passava mal constantemente. Depois, voltei de novo à musculação e às minhas atividades e consegui me recuperar. Mais uma vez, o esporte me renovou — contou.
Vanessa Florindo também falou sobre a importância do Dia da Mulher.
— Termos um dia para lembrar da mulher é algo muito interessante, até porque no mundo em que vivemos hoje há muita gente machista e que não nos valoriza. A mulher está tomando lugares incríveis, que muita gente achava que não chegaria. A mulher pode ser mãe, dona de casa, pode trabalhar, mesmo sentindo cólica, e, é importante que seja lembrada — destacou, enfaticamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS