Dia da Mulher - Espaço para confidências
08/03/2018 15:05 - Atualizado em 14/03/2018 16:47
Divulgação
Uma roda de conversa marcou o lançamento do projeto Sala de Espera, realizado pelo setor de psicologia do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), em Macaé. A proposta é dar um atendimento prévio às mulheres que chegam à recepção do local.
Mulheres atendidas no espaço já participaram de uma oficina de poesias. Coordenadora do Ceam, Jane Roriz, que também é coordenadora geral de Políticas para Mulheres do município, explica a importância dessa nova forma de acolhimento a quem precisa ser atendida no lugar.
— A recepção é o coração do Ceam. Por isso é preciso que haja um acolhimento especial a todas as mulheres que chegam aqui. Algumas chegam com a necessidade de falar sobre o problema, e acabam entrando num processo de revitimização, enquanto outras são mais inibidas e têm vergonha de se expor. A Sala de Espera vai recebê-las antes do atendimento, para dosar essas emoções. São três psicólogas e todos os dias elas vão atuar nesse projeto, sempre buscando um cuidado a mais com elas — explica Jane.
Esse primeiro atendimento é feito de forma individual e, se necessário, em uma sala à parte. Jane Roriz acrescenta que o Ceam não atende apenas a vítimas de violência. O espaço também serve para informação sobre direitos da mulher, por exemplo. “É um espaço para empoderar as mulheres, informá-las. É um ambiente onde também tratamos a prevenção à violência. Por isso realizamos diversas ações e escolhemos o mês de março para enfatizar esse trabalho de informação”, acrescenta Roriz.
Divulgação
Coordenadora do Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, Adriana Leclerc, também comemorou a criação do projeto Sala de Espera. “A expectativa é grande e faz com que durante o tempo que as mulheres ficam aqui, elas não fiquem na ansiedade, até chegar o atendimento”, observa Adriana, que também é responsável pelo setor de cursos do Ceam. Ela ressalta que, em breve, as mulheres atendidas no espaço vão poder fazer curso de artesanato. “Além de ser uma terapia, esses cursos podem gerar renda e elas se sentem úteis”, comemora Leclerc.
Programação – A programação em comemoração ao mês da mulher prossegue durante a semana. Na terça-feira (6), teve Roda de Conversa sobre os Direitos da Mulher, a partir das 8h30, no Colégio Estadual Télio Barreto. Na quarta-feira (7), a Roda de Conversa foi com usuárias do Cras, com o tema “Mobilizando a Rede de Proteção à Mulher”, às 14h, no Cras Botafogo. No mesmo dia, às 16h, aconteceu outra Roda de Conversa sobre “Feminismo e Democracia – Vamos Conversar?”. Foi no auditório do Bloco B, na Cidade Universitária.
Nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, as atividades acontecem de 8h às 11h e das 14h às 17h30, no Calçadão da avenida Rui Barbosa. Entre as ações, estão o Mulher InForma, com atividades em oficinas de dança, alongamento, Programa InForma, dicas nutricionais, instruções sobre defesa pessoal com Paulo Dell Isola (professor de auto defesa, capoeira, etc). Haverá ainda apresentação do grupo de teatro Grutas, com a montagem “As Mulheres e suas previsões”.
Ainda nesta quinta, das 8h às 10h, o Espaço de Convivência Cavaleiros vai oferecer uma aula de ginástica em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A ação é da secretaria de Esportes e aberta a toda a comunidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS