Aije (e futuro político) de Rosinha na pauta de hoje do TRE
14/03/2018 09:49 - Atualizado em 14/03/2018 09:55
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga hoje o recurso da principal Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) do “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos. Nesta Aije foram condenados em primeira instância a ex-prefeita Rosinha Garotinho, seu ex-vice Chicão Oliveira (PR) e candidato a prefeito em 2016 com seu apoio, o ex-vereador e candidato a vice na chapa de Chicão, Mauro Silva (PSDB), a ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social Ana Alice Alvarenga, e a ex-coordenadora do Cheque Cidadão Gisele Koch. A condenação em primeira instância foi a oito anos de inelegibilidade, a contar de 2016, além de multa. (Leia mais no Arnaldo Neto)
Todas as demais Aijes já julgadas - além da principal são mais 37 - tiveram condenação confirmada, inclusive de vereadores eleitos. Já deixaram a Câmara: Jorge Magal (PSD) - condenado em primeira instância, perdeu no TRE e teve que sair do cargo, recorreu ao TSE e perdeu. Ainda tem um recurso no TSE. Vinicius Madureira (PRP) - condenado em primeira instância, perdeu no TRE e teve que sair do cargo, recorre ao TSE. Jorge Rangel (PTB), cujo recurso subiu para o TSE. Miguelito (PSL), Thiago Virgílio (PTC) e Linda Mara (PTC).
Rosinha sempre foi uma "carta debaixo da manga" do grupo político de seu marido, que também deve ser julgado em breve pelo TRE na Chequinho, mas por sua condenação na Ação Penal. Caso o TRE mantenha a condenação de Rosinha e dos demais, será bem difícil uma candidatura este ano. A não ser que o TSE e até o STF deem uma decisão em contrário. Tem sido este o entendimento dos Tribunais Regionais por todo País.
Agora, é aguardar para ver.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]