Suposta agressão a Garotinho: Novo laudo pedido pela Justiça aponta que imagens não foram alteradas
07/03/2018 20:04 - Atualizado em 07/03/2018 20:34
Imagem divulgada no dia seguinte da suposta invasão
O processo que investiga a suposta agressão ao ex-governador Anthony Garotinho em Benfica teve uma reviravolta. Em janeiro, uma perícia feita pelo Ministério Público disse que as câmeras da galeria onde Garotinho estava teriam sido manipuladas. Mas um novo laudo, pedido pela Justiça, contradiz essa versão.
O novo laudo apontou que não houve nenhuma edição nas imagens. Os peritos do setor de segurança eletrônica do Tribunal de Justiça compararam as imagens de duas câmeras, a pedido juiz Rafael Estrela, titular da vara de execuções penais do Rio.
A câmera chamada de 'Galeria B meio' fica quase em frente à cela de Anthony Garotinho. Essa câmera tem um sensor que interrompe as gravações, e só é acionada quando registra algum movimento. Foi essa mesma câmera que captou o momento em que Anthony Garotinho bate palmas para chamar os agentes penitenciários, no horário de 1h32 da madrugada de 24 de novembro do ano passado.
A outra câmera é a 'Galeria B fundos', que fica mais longe da cela, mas grava sem interrupções, mostrando o mesmo corredor, de outro ângulo. A olho nu, não é possível ver as palmas do ex-governador.
Essa foi uma das razões que levaram o Ministério Público a afirmar, numa perícia em janeiro, que as imagens tinham sido manipuladas. Segundo o MP, as palmas teriam sido cortadas, comprovando a edição das imagens, mas os engenheiros do Tribunal de Justiça chegaram a uma conclusão diferente.
Eles afirmam que fizeram uma aproximação em que foi possível verificar que ocorre uma variação de pixels, ou seja, de tons e de luminosidade, no mesmo exato momento indicado na câmera 'Galeria B meio'. Ou seja, segundo eles, a câmera dos fundos também registrou as palmas do ex-governador. Por isso, os peritos concluem, dizendo: "não podemos confirmar tecnicamente que tenha havido manipulação na gravação."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]