Por onde anda Schumacher? Morreu ou está vivo?
Gustavo Abreu Carvalho - Atualizado em 14/03/2018 13:58
Michael Schumacher, a lenda de corrida alemã, ainda considerada por muitos como o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, ficou em coma após um trágico acidente de esqui há quatro anos. Schumacher, que completou 49 no início deste ano.
 O piloto mais bem sucedido na história, sofreu uma lesão cerebral traumática nas pistas de esqui nos Alpes franceses em 29 de dezembro de 2013, depois de cair e bater na cabeça em uma rocha.
 Apesar de usar um capacete de esqui, Schumacher sofreu ferimentos tão catastróficos que teve que passar por dois procedimentos cirúrgicos depois de ter sido transportado pelo ar para o Hospital Grenoble.
Os médicos relataram que ele foi colocado em um coma induzido e sua condição foi considerada estável em março de 2014. Em abril de 2014, Schumacher foi retirado do coma e mudou-se para um hospital em Lausanne, na Suíça, antes de ser levado para casa em setembro de 2014.
(Crédito: Getty)
As atualizações desde então têm sido esporádicas, já que a família e os amigos permanecem com os lábios apertados sobre a condição do campeão sete vezes da F1, para proteger sua privacidade. 
Acredita-se que o alemão recebeu atendimento on-line em sua casa no Lago de Genebra, na Suíça, por uma equipe de até 15 médicos e enfermeiras com um custo estimado de quase US $ 200.000 por semana. 
Poucas informações estão disponíveis sobre a saúde atual da lenda de corrida e uma das novidades mais recentes foi da esposa de Schumacher, Corinna Betsch, em novembro.
(Crédito: Getty)
Falando na época, ela disse: "A decisão de proteger sua privacidade do público foi tomada no interesse de Michael. "Nós deixamos bem claro que algo sério aconteceu".
O que sabemos é que, após o acidente, Schumacher foi transferido de cuidados intensivos para uma enfermaria de reabilitação em junho de 2014. Mais tarde foi levado para um hospital em Lausanne perto de sua casa na Suíça. 
Três meses depois, o campeão da F1 foi transportado de volta para sua casa no Lago de Genebra, onde continuou recebendo tratamento e reabilitação por seus sérios ferimentos 
Na época, uma declaração sobre sua condição dizia: "Considerando as graves lesões na cabeça que sofreu, o progresso foi feito nas últimas semanas e meses. Todavia, ainda há um longo e difícil caminho à frente".
Em 2015, o gerente de Schumacher disse que sua condição estava melhorando "considerando a severidade da lesão que ele teve". 
Um dos neurologistas da equipe que atendeu o piloto, disse à família e aos fãs do piloto, que esperava que o ex-campeão mundial de Fórmula 1 ainda pudesse se recuperar dos sérios ferimentos que sofreu na cabeça. 
Citando um estudo recente de pessoas que estiveram em estados vegetativos, o professor Mark Obermann, diretor do Centro de Neurologia da clínica Asklepios em Seesen, na Alemanha, disse que quase metade dos pacientes "recuperou a consciência". 
"De acordo com um estudo sueco, entre 30 e 40 por cento dos pacientes recuperaram a consciência dentro de quatro anos", disse Obermann. 
"Muitos podem voltar a viver e ver como seus filhos e netos crescem, quais planos eles têm ou o que mais acontece na família ou no círculo de amigos". 
Obermann enfatizou a importância da família de Schumacher, amor e cuidado que desempenharam um papel importante em sua recuperação. 
"Supõe-se que os pacientes estão cientes de mais do que pensávamos anteriormente era possível". 
Família processa revista 
A família Schumacher processou a revista alemã Bunte em uma história de dezembro de 2015 que falsamente afirma que o campeão da F1 poderia andar de novo. Em outubro do ano passado, o advogado de Schumacher disse que "não podia andar" e disse que sua privacidade havia sido invadida.
 Apenas no mês anterior, foi afirmado em relatórios que Schumacher poderia ser transferido para os EUA para tratamento especializado em um centro de trauma cerebral no Texas. Esperava-se que o especialista em cérebro, Dr. Mark Meeks, pudesse tratá-lo, mas, isso foi mais tarde descartado.
 Apesar da falta de informação, os fãs de Michael Schumacher continuam a apoiá-lo - e ele também é homenageado por seus contemporâneos onde podem. Em novembro, sua filha Gina-Maria, de 20 anos, publicou uma mensagem inspiradora no Instagram ao lado de uma foto panorâmica de um lago.
 "Há apenas uma felicidade nesta vida, para amar e ser amada", disse na postagem.
 Em dezembro, o filho de Schumacher, Mick, lançou a iniciativa sem fins lucrativos "Keep Fighting", em homenagem a seu pai.
(Crédito: Getty)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gustavo Abreu

    [email protected]

    Um blog sobre curiosidades, imagens, vídeos interessantes, dicas de filmes, séries, ilustrações, viagens e tudo que está bombando na net.