Procissão do Fogaréu marca tradições da Semana Santa em SJB
28/03/2018 13:06 - Atualizado em 28/03/2018 13:17
Na tradicionalíssima programação da Semana Santa em São João da Barra, foi realizada na noite dessa terça-feira (27), a Procissão do Fogaréu, com a encenação da perseguição dos soldados romanos a Jesus Cristo, em Jerusalém. O evento, resgatado em 2013, após mais de cem anos, atraiu moradores e turistas. A realização é da Irmandade do Santíssimo Sacramento, da Paróquia São João Batista, com apoio da Prefeitura, consolidando uma importante manifestação de fé e tradição popular no município. Nesta quarta-feira, na programação da Semana Santa, acontecem missas às 18h30 e a Procissão do Encontro, às 19h.
Para o vice-presidente da Irmandade do Santíssimo Sacramento, Jorge Renato da Silva Amaral, a Procissão do Fogaréu tem grande importância para a cidade por ser tratar do resgate de uma tradição realizada desde o século XVIII.
— Enaltecemos a nossa Semana Santa que conta com ritos e cerimônias deixadas como herança pelas gerações passadas. Somos um povo que luta pela preservação de nossas tradições e queremos mantê-las viva na memória local para assim perpetuá-las para as futuras gerações — destacou.
A procissão teve início na Igreja de São Pedro, que simbolizou o Palácio de Pilatos, após o Pretoriano, chefe dos Farricocos (Guarda romana), anunciar a perseguição para prisão de Jesus e seguiu pelas ruas do centro até a Igreja de São Benedito, onde teria acontecido a Santa Ceia e foi cenário do diálogo entre o Pretoriano e um hospedeiro, responsável pela preparação da ceia, informando que Jesus não estava mais no local.
Na sequência o Pretoriano e os farricocos prosseguiram a perseguição por outras ruas, até a Igreja de São João Batista, que simbolizava o Horto das Oliveiras, onde se concretizou a prisão de Jesus Cristo, representada por um estandarte que levava a sua figura.
Com a prisão, o estandarte é descerrado e Jesus é conduzido simbolicamente pelos farricocos, que vestiam túnicas de cor, encapuzados com máscaras pontiagudas, descalços e com tocha na mão até a Igreja da Boa Morte, que ilustrou a cadeia onde Cristo foi encarcerado.
A Procissão do Fogaréu é um espetáculo emocionante e simboliza um momento importante para a religião católica. “É a primeira vez que assisto a procissão e fiquei muito emocionado. Sem dúvidas é um lindo espetáculo religioso e cultural, a cidade está de parabéns por manter viva essa tradição”, contou Robério Silveira, morador de Campos do Goytacazes.
Com informações e fotos da Secom/SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]