Francimara decreta situação de Emergência após fortes chuvas em SFI
12/03/2018 19:33 - Atualizado em 12/03/2018 19:46
A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, decretou Situação de Emergência no município, em decorrência dos estragos provocados pelas chuvas intensas nos últimos dias. Além de danificar estradas, a força da água derrubou pontes, desabrigou moradores e provocou prejuízos na Agricultura e Pecuária ao dificultar o escoamento da produção. O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
— Desde que as chuvas vêm afetando o município estamos empenhados em prestar auxílio aos moradores com ações integradas e a participação efetiva da nossa equipe de Governo. Estive pessoalmente na maioria das localidades afetadas e decidimos pelo decreto para agilizar as ações. Estamos atentos e prestando a assistência necessária para minimizar os impactos provocados — afirmou Francimara.
A procuradora geral do município, Eliza Abud, explicou quais os principais objetivos do decreto. “Com a decretação da Situação de Emergência, SFI terá condições de obter a captação de recursos dos governos Estadual e Federal, além de mais rapidez nos procedimentos licitatórios para a compra de materiais ou contratação de serviços específicos para amenizar os problemas advindos das chuvas”, ressaltou Eliza.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil, Ilzomar Soares, as principais localidades afetadas foram Imburi, Santa Clara, Espiador, Santa Luiza, Ponto de Cacimbas, Deserto Feliz e Gargaú. “Temos 26 pessoas que ficaram desabrigadas: quatro famílias da localidade de Imburi e duas da Praia de Santa Clara. O município está prestando auxílio com moradia, alimentação, roupas e assistência médica. Prioritariamente os recursos que obtivermos serão utilizados na recuperação de estradas, reconstrução de pontes e no aluguel social”, informou Soares.
Pontes – O secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Roberto Vinagre, revelou que está aguardando o nível da água do canal que corta a localidade de Santa Luzia baixar para enviar uma equipe técnica, a fim de avaliar como será reconstruída a ponte que caiu.
— Já a outra ponte, que também acabou caindo, na rodovia estadual RJ-204, que liga a localidade de Deserto Feliz, em SFI, a São Luis de Mutuca, em Morro do Coco, Campos, é de competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). Conversei com o diretor do órgão na região, engenheiro Ivan do Amaral Figueiredo, que sinalizou positivamente para a reconstrução da ponte — destacou Vinagre.
Agricultura e Pecuária – O vice-prefeito de SFI e secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Claudio Henriques, disse que os maiores prejuízos nos dois setores foram ocasionados devido aos estragos provocados nas estradas vicinais. “O nosso produtor rural está com dificuldades para escoar a produção depois das fortes chuvas que caíram nos últimos dias, tornando as estradas praticamente intransitáveis. As duas pontes que caíram (Santa Luzia e Deserto Feliz) são obstáculos a mais para o escoamento da produção”, observou Henriques.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]