Igreja de N. Srª da Penha será elevada a Santuário em Atafona
10/03/2018 14:40 - Atualizado em 10/03/2018 19:40
Santuário em Atafona
A igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira da praia de Atafona, será elevada a Santuário durante os festejos deste ano. O reconhecimento será formalizado pelo bispo diocesano dom Roberto Ferrería Paz, no período festivo, no início do próximo mês. A padroeira é celebrada na localidade desde o século XIX e a devoção se tornou uma das maiores de toda a região. Recentemente, a procissão foi declarada, por decreto, patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Agora, o reconhecimento é do templo como local de peregrinação. Como a festa é móvel, tendo como dia maior a segunda segunda-feira após a Páscoa, neste ano as celebrações serão entre 1º a 9 de abril. Normalmente o bispo celebra a missa campal no encerramento. Porém, ele tem compromisso agendado em Aparecida do Norte no mesmo dia. A celebração que vai elevar a igreja a Santuário acontecerá no sábado, dia 7 de abril, às 19h. Dom Roberto acolherá uma romaria que sairá, com a imagem de Nossa Senhora da Penha, da igreja matriz de São João Batista, em São João da Barra, às 17h, em caminhada até o templo na praia de Atafona.
Brasão do santuário em Atafona
Brasão do santuário em Atafona / Divulgação
Denunciado
A denúncia contra o ex-prefeito Neco (PMDB) repercutiu bastante em SJB. Não é momento para conclusões precipitadas, mas de aguardar o devido processo legal, com amplo direito de defesa.
Anunciou
A prefeita Carla Machado (PP) já havia “cantado a pedra” sobre a apropriação indébita há muito tempo. Então candidata, falou sobre as questões diversas vezes no ano de 2016 e também depois de eleita. 
Copa Verão
Iniciada na alta temporada, a Copa Verão do Açu entra na fase semifinal. Fluminense e Flamenguinho duelam, segunda, por uma vaga na final. A outra será definida na terça, entre Capela e Azeitona. As partidas serão às 21h.
Tailândia
Os jovens sanjoanenses Gabriel Batista e Miller Andrade embarcaram nessa sexta para a Tailândia. Eles disputarão o Campeonato Mundial de Muay Thai a partir de amanhã.
Em SFI
As fortes chuvas que atingem a região causaram estragos em São Francisco de Itabapoana. Até a tarde de sexta-feira (9), Praça João Pessoa, Valão Seco e Imburi eram as localidades mais atingidas.
Atentos
Os olhares dos analistas — e daqueles que gostam de acompanhar — do tabuleiro político de SJB estão voltados para a Câmara. É que as movimentações para composição da mesa não são divulgadas, mas não param.
As cadeiras
Os vereadores Aluizio Siqueira (PP), Soninha (PT), Elísio (PDT), Eziel (PMDB), Gersinho (SD) e Franquis (PR) estão dispostos a votar pelo aumento de nove para 13 cadeiras em SJB. Os votos são suficientes para aprovação.
E os outros?
Alex Firme (PP) não confirmou o voto. Ronaldo Gomes (Pros) e Caputi (Pode) não foram consultados, mas estariam dispostos a votar com a maioria. O assunto deve estar na pauta da próxima semana.
*Publicado na edição deste sábado (10) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]