O que diz o DER sobre a ponte que nunca sai entre SJB e SFI?
08/03/2018 22:12 - Atualizado em 08/03/2018 23:50
A ponte que nunca sai
Com pedra fundamental lançada em junho de 2014, a ponte da Integração, que ligará os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, a cada dia parece estar mais longe de uma conclusão. No ano passado, cumprindo agenda no Porto do Açu, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) chegou a afirmar que a construção estaria entre as prioridades de sua gestão após a consolidação do acordo de recuperação fiscal junto ao governo federal. Pezão ainda estimou a retomada da obra para o início deste ano. Nada feito! Nessa quarta-feira (7), a Câmara de SJB debateu o assunto pala enésima vez. A coluna consultou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sobre a possibilidade de atendimento ao pleito dos parlamentares. Eis a resposta: “De concreto por enquanto não há nada, mas existe o desejo de retomar a obra ainda neste ano”. A torcida é, mais uma vez, para que a ponte da Integração não tenha o mesmo fim da outra: a João Figueiredo. Construção iniciada nos anos 1980, jaz no leito do combalido Paraíba apenas os antigos pilares.
Elas no poder
No Dia Internacional da Mulher é comum salientar aquelas que se destacam. Nos municípios da foz do Paraíba, elas estão no poder: Carla Machado (PP) e Francimara Barbosa Lemos (PSB) já marcaram seus nomes na história política regional.
Reforma
Dos novos secretários nomeados ou remanejados pela prefeita Carla Machado na última semana, o maior desafio, prático, é o do Victor Aquino. Ficou responsável pelo Transporte e Trânsito.
Desafio
O transporte municipal convencional não circula desde maio. Já o alternativo, não é regularizado. Além de regularizar as questões, Victor tem de apresentar outras propostas para mobilidade urbana.
Autorizado
Vale lembrar que o ex-secretário Julinho Peixoto, que agora é chefe de Gabinete, teve a autorização da Câmara desde agosto para licitar o transporte convencional. Saiu da pasta sem resolver.
Fora
O ex-prefeito Neco (PMDB) chegou a ser cotado entre possíveis pré-candidatos a deputado neste ano de 2018. Ele, porém, afirma que seu objetivo é cuidar da família.
Pendência I
Devido à Machadada, Neco está inelegível até 2020, junto com Carla Machado, Alexandre Rosa (PRB) e Alex Firme (PP). A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Pendência II
Na Machadada cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neco ainda foi condenado pelo juiz local por contratações irregulares em 2016, ficando inelegível até 2024. O recurso está no TRE.
Esforço
Após muito embate, até mesmo com desabafos acalorados nas redes sociais e em emissora de rádio local, a Colônia de Pescadores Z-2 chegou a um consenso com a Prefeitura e tem de volta atendimento médico e odontológico.
Cidadão
O programa de transferência de renda Cartão Cidadão não está com inscrições abertas. Serão contempladas as famílias já acompanhadas pela Assistência. A informação foi divulgada pela Prefeitura.
Servidor
Com relação ao retorno do Cartão do Servidor, que fez parte de um pacote de retomada de benefícios aprovado pela Câmara a pedido da prefeita Carla, também não há detalhes sobre datas.
*Publicado na edição desta quinta-feira (8) da Folha da Manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]