'Caiu na Rede' de volta com informações da política de SJB e SFI
Vai aumentar
A Câmara de São João da Barra vota nos próximos dias uma alteração na Lei Orgânica que elevará o número de cadeiras na Casa. A medida passará a valer para o pleito de 2020. O município teve o eleitorado revisado no ano passado, que ficou em cerca de 31 mil (seis mil a menos do que em 2016). Com o número atual, o município pode ter no máximo 13 vereadores e a tendência é que essa mudança, com mais quatro cadeiras, seja aprovada. A legislatura anterior também chegou a debater a mudança. Vereadores defenderam publicamente a abertura de vagas para mais parlamentares. Contudo, recuaram na hora do voto. Agora, já estariam acordados para ampliar o número de assentos na Casa. Em 2015, votaram contra a ampliação os vereadores que estavam alinhados com a atual prefeita Carla Machado (PP), à época já cotada como candidata no ano seguinte. Nos bastidores, a informação corrente é que a decisão teria partido dela. Desta vez, os vereadores estariam livres para tal deliberação. Porém, e sempre há um porém, Carla teria sinalizado sua preferência seria por 11, não 13 cadeiras na Câmara.
 Na prática
O fato de ter mais cadeiras não altera o valor do repasse do Executivo para o Legislativo. Então, na prática, não há aumento de custo para o município. Ocorre somente nos gastos da Casa.
Impacto
Antes de ir a plenário, a alteração do número de cadeiras na Câmara passa pela análise para mensurar o impacto financeiro que ocorrerá na próxima legislatura. Após esse passo, já será votada.
Partido
A prefeita de São Francisco do Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, está de malas prontas para deixar o PSB. Seu destino, confirmam interlocutores, é o Solidariedade.
Ampla...
Por falar em SFI, Francimara, que só elegeu dois vereadores em seu palanque, logo conseguiu reunir ao seu lado a maioria da Câmara. E sua base não para de crescer. Chega a 11 dos 13 vereadores.
...Maioria
Alexandre Barrão (PPS), um dos mais ferrenhos opositores, agora está na base. Em 2016, o então prefeito Pedrinho Cherene (PMDB) teve amplo apoio do parlamentar, o que não foi suficiente para sua reeleição.
Mudanças
Carla Machado fez nomeações, valorizou alguns colaboradores, outros tiveram decréscimo nos salários e houve até quem ficou de fora. As 157 portarias da última semana marcaram o debate em SJB.
Reforma
Não aconteceu ainda a reforma administrativa, prometida em campanha pela prefeita para enxugar a máquina em SJB. Cálculos, não oficiais, apontam que houve aumento de custeio.
Retorno
A coluna ‘Caiu na Rede’ volta, após 10 meses, a ser publicada na página 5 da Folha, todas as terças, quintas e sábados. A reprodução no blog acontece a partir das 11h do mesmo dia da publicação no impresso. Ao leitor, nosso compromisso de informações precisas sobre SJB e SFI.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]