Ponto Final - Câmara de Campos realiza primeira sessão ordinária de 2018
03/02/2018 17:58 - Atualizado em 07/02/2018 15:20
Sessão extraordinária
A Câmara de Campos realiza, na próxima sexta-feira, sua primeira sessão extraordinária de 2018. Na pauta, a redução da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) para o comércio e indústria. A Prefeitura já informou “que foram identificadas discrepâncias de percentuais da Cosip, no que diz respeito às classes 2 e 3, respectivamente, comercial e industrial. Uma equipe técnica está desde então fazendo as adequações na planilha e, com resultado da análise e posterior modificações aprovadas na Câmara, 35% dos consumidores dessas classes vão pagar menos do que o valor praticado nos anos anteriores”. Já considerada por muitos como Carnaval, a sexta promete ser de tensão, pois será o primeiro embate presencial dos vereadores de oposição e situação neste ano.
Supermercados fechados hoje
Hoje será o primeiro domingo de supermercados fechados em Campos, com base em acordo sindical. A decisão pelo não funcionamento vale até 31 de maio e foi tomada no início da semana passada, após assembleia extraordinária realizada pelo Sindivarejo e pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Campos. A crise econômica foi fator principal para a decisão. Inicialmente, segundo o presidente do Sindivarejo, Roberto Viana, será um período experimental, com possibilidade de ser negociada em Convenção Coletiva, em 1º de novembro deste ano. Há 10 anos, a população campista contava com a facilidade de realizar compras aos domingos. Então, para quem não tem disponibilidade durante a semana, é bom mudar o hábito para os sábados.
Só os mercadinhos
E como se virar com a proibição do funcionamento dos supermercados aos domingos? O jeito é optar pelos os mercadinhos de bairros. Esses podem abrir desde que seus funcionários de carteira assinada não estejam trabalhando. O acordo não proíbe o dono de abrir seu comércio sozinho ou com a esposa e filhos, desde que os familiares não tenham vínculo empregatício com o estabelecimento. Um alerta é que nem todo familiar pode ajudar no negócio, segundo legislação civil. Somente estão autorizados sucessores herdeiros, como filhos, netos, esposa ou marido. Se o comerciante não for casado e não tiver filhos, os irmãos passam a ser herdeiros e podem trabalhar também.
Atividades no Farol
Os moradores e veranistas do Farol de São Thomé amanheceram, ontem, com diversas atividades no estande do Meio Ambiente, na Avenida Atlântica. A programação começou com a doação de 100 mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais. Ainda teve a soltura de filhotes de tartaruga em frente ao estande, onde uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também, realizou, pelo último sábado neste verão 2018, a vacinação antirrábica em cães e gatos. Fechando a programação, aconteceu o último passeio ecológico da temporada do Ecoturismo em direção a Barra do Furado, no limite com Quissamã.
Ponto facultativo
O governador Luiz Fernando Pezão definiu quais dias serão ponto facultativo durante o Carnaval deste ano nas repartições estaduais em todo o Rio de Janeiro. Não haverá atividade nos dias 9 (sexta-feira), 12 (segunda-feira) e 14 de fevereiro (quarta-feira de cinzas). As datas foram publicadas no Diário Oficial do Estado. No caso do dia 9 de fevereiro, véspera do fim de semana de Carnaval, o ponto facultativo foi estabelecido para as repartições estaduais localizadas na cidade do Rio. Nos dias 12 e 14, não haverá expediente em todas as repartições estaduais, à exceção das que possuem caráter de interesse público.
Mais polêmica
As polêmicas envolvendo a deputada federal e ministra nomeada do Trabalho, Cristiane Brasil (PTB-RJ) ganharam um novo capítulo. Após seu impasse por conta de responder processos na Justiça do Trabalho, o que ganha destaque agora é inquérito policial que apura suspeitas de “associação para o tráfico de drogas” durante a campanha eleitoral de 2010. A investigação foi enviada ontem à Procuradoria-Geral da República, em Brasília, porque Cristiane possui foro privilegiado.
O outro lado
O inquérito também apura suposto envolvimento no caso do deputado estadual Marcus Vinicius (PTB), ex-cunhado da parlamentar, e três assessores dela na época. Eles são acusados de dar dinheiro a traficantes de Cavalcanti, bairro pobre da zona norte da cidade e uma das bases eleitorais da deputada. O advogado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS