Superlua: Brasileiros observaram fenomenos em todo país
01/02/2018 14:29 - Atualizado em 05/02/2018 18:54
Superlua foi admirida
Superlua foi admirida / Maurício Campinho - Divulgação
Nesta quarta-feira (31) , a Superlua conquistou milhares de olhares voltados para o ceú em todo mundo. No Brasil, a população de vários estados e cidades assistiram ao fenômeno. Em Campos não foi diferente, mesmo com o tempo nublado um grupo de ciclista apaixonados pelo esporte saiu durante a noite do Parque rodoviário com destino a Lagoa de Cima para apreciar a atração da natureza. A Superlua ocorre quando a Lua está cheia e em seu ponto mais perto da Terra na órbita ao redor do nosso planeta. Esse período é chamado de perigeu, quando o satélite aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (Microlua) – quando está mais distante.
O fenômeno também foi marcado por uma rara coincidência envolvendo a Lua: uma Superlua, uma Lua Azul e uma Lua de Sangue, esta última em decorrência de um eclipse lunar. A agência espacial americana, Nasa, está chamando essa junção de "Superlua Azul de Sangue" (Super Blue Blood Moon). Fato que não acontecia há 150 anos.
Grupo de ciclistas saiu para ver Superlua
Grupo de ciclistas saiu para ver Superlua / Antonio Leudo
Infelizmente, no Brasil o eclipse não foi possível ver os três , com exceção de algumas localidades do extremo norte do país. Portanto, à maioria dos brasileiros, restou apenas observar a Lua cheia em seu perigeu.
Esta Superlua é a terceira de uma série que começou em dezembro, que pode ser observado a olho nu, de acordo com a Nasa, mas é difícil para os nossos olhos fazerem a distinção precisa dessas mudanças de tamanho com o satélite localizado em um lugar tão alto e em um vasto céu à noite. (ALR).(AN)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS