Nova cobrança de iluminação ainda gera debate
17/01/2018 10:56 - Atualizado em 22/01/2018 18:57
Iluminação na pauta
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Joilson Barcelos, disse, nesta terça-feira (16), que pretende agendar uma reunião com o prefeito Rafael Diniz (PPS) para obter informações sobre os critérios que levaram ao aumento na taxa de iluminação pública, aprovado em novembro pela Câmara de Vereadores. Joilson recebeu na sede da entidade os vereadores de oposição Thiago Ferrugem (PR), Ozéias (PSDB), Miguelito (PSL), Thiago Virgilio (PTC) Linda Mara Silva (PTC) e Josiane Morumbi (PRP). Eles estavam acompanhados do deputado estadual Bruno Dauaire (PR), que agendou o encontro.
 
Critérios contestados
O aumento na taxa, que chega a 200% em alguns casos, tem gerado reclamações da população. Na semana passada os vereadores de oposição protocolaram representação no Ministério Público. “Este aumento é abusivo e vamos seguir lutando para que seja suspenso”, disse Bruno. Joilson reiterou que “não é um assunto que diz respeito só ao comércio, mas também a indústrias e aos donos de residências” e defende um estudo sobre os critérios que a Prefeitura usou para reajustar a taxa.
 
Respiro para Uenf
O jornal O Dia informou ontem que a secretaria estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social pagou, na última segunda-feira, todas as bolsas referentes ao mês de dezembro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e demais instituições de ensino do Estado. Enquanto isso, a Uenf passou por uma limpeza e capina, pelo menos na área próximo à avenida Alberto Lamego. E para o início de fevereiro ainda está marcada uma assembleia dos servidores para decidir se continuam ou não com a greve.
Aniversário
O município de São Francisco de Itabapoana (SFI) comemora amanhã 23 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações começarão às 8h com uma solenidade na sede da Prefeitura, seguida de uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de São Francisco de Paula, às 10h. Devido ao feriado municipal, na sexta-feira (19) será ponto facultativo nas repartições públicas, exceto nos serviços essenciais. “Antecipadamente gostaria de parabenizar a todos que nasceram nesta terra abençoada e também aos que adotaram SFI como a cidade do coração”, comentou a prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB).
 
Nota de falecimento
O médico campista André Luiz de Oliveira Martins morreu ontem, aos 47 anos, após um mal súbito no Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde trabalhava. A informação foi postada por Christiano Abreu Barbosa no blog Ponto de Vista, hospedado no Folha1. André foi casado e trabalhou por longo tempo em Campos. Filho da saudosa escritora e professora de literatura e português Ruth Maria Chaves de Oliveira Martins, André deixa dois filhos, Bernardo, de 14 anos, e Lucas, de 8.
 
Reação
Em uma ação integrada com a secretaria de Desenvolvimento Ambiental, foi realizada na manhã de ontem, a limpeza de toda a área externa do Hospital Geral de Guarus (HGG). Segundo a diretora administrativa da unidade, Raquel Melo, a intervenção começou na última semana. Paralelamente, outras intervenções dão conta do reparo e instalação de cinco aparelhos de ar condicionado em diferentes setores do hospital. No último dia 11, o diretor do HGG, Guilherme Rangel, e o subsecretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marco Tâmega, se reuniram para análise do projeto de reforma da unidade. As obras vão acontecer com a verba de R$ 4 milhões adquirida no final de 2017, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Feijó.
 
Multa no cartão
O Detran permitirá brevemente o pagamento de multas de trânsito com cartão de crédito. A medida será possível graças à sanção da Lei 7.859, publicada hoje no Diário Oficial, e permite que motoristas quitem seus débitos à vista ou em parcelas. A novidade já era discutida entre o governador Luiz Fernando Pezão e o presidente do Detran, Vinicius Farah, para ampliar o leque de possibilidades de pagamento para os usuários. Atualmente, o Detran permite o parcelamento de multas em até 12 vezes, com juros pela Taxa Selic, acrescida de 1% ao mês. Com a sanção da lei, o próximo passo será regulamentar a forma de pagamento.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS