Procurador de Campos reforça força-tarefa da Lava Jato
06/01/2018 09:05 - Atualizado em 16/01/2018 18:27
Reforço de Campos
O procurador da República Stanley Valeriano da Silva, que atua em Campos, foi escolhido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para reforçar a força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. O novo integrante se juntará aos nove atuais membros do grupo de investigação. A força-tarefa do estado foi criada em junho de 2016 e, desde então, mais de 20 denúncias criminais foram enviadas à Justiça. Esta é mais uma medida que tem o propósito de reforçar o trabalho de combate a crimes como corrupção e lavagem de dinheiro na estado.
 
No Rio de Janeiro
De acordo com uma nota enviada pela Procuradoria-Geral da República, “a indicação de Stanley Valeriano para a força-tarefa (FT) soma a outro reforço oficializado recentemente pela PGR para a atuação criminal. No último dia 20, foram publicadas quatro portarias com a indicação de membros que atuarão em Brasília, na Secretaria da Função Penal Originária. Dois deles atuarão de forma exclusiva no Grupo de Trabalho da Lava Jato”. Segundo informações do jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo, o procurador atuará de forma exclusiva nos casos que integram o acervo da FT pelo período de um ano.
 
Atrasos
Inúmeras são as reclamações por conta de atrasos na entrega de correspondências e outros tipos de encomendas por parte dos Correios. Há pessoas que tem esperado mais um mês para receberem suas cartas, como boletos bancários, em suas casas. Outras sequer conseguem que documentos cheguem em seu endereço e são obrigadas a ir até alguma agência dos Correios para tentar uma solução. Sem contar aqueles que fazem compras pela internet e não optam pelo envio via Sedex. É complicado.
 
E a greve?
Mesmo após o Governo do Estado anunciar uma previsão de pagamento dos salários atrasados dos servidores e, até o momento, está cumprindo com o anunciado, os professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) permanecem em greve. Segundo a Aduenf, janeiro é um mês de férias coletivas e, como muitos professores estão fora da cidade, seria “injusto” fazer uma assembleia para definir os rumos do movimento. Portanto, apenas em fevereiro deve acontecer alguma reunião para avaliarem a greve. Com isso, os alunos já estão há cinco meses sem aulas.
 
Professores de olho
Em meio à polêmica gerada pelo transtorno no pagamento do 13º salário de servidores lotados na secretaria de Educação de Campos, que são vinculados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o governo federal publicou em seu Diário Oficial a estimativa do Fundeb para 2018. Campos deve receber mais de R$ 183 milhões para ser investido na melhoria das escolas públicas municipais e na valorização dos profissionais da educação.
 
Itinerante
Profissionais da superintendência municipal de Justiça e Assistência Judiciária (SMJAJ) voltam a atuar, a partir da próxima semana, no programa Justiça Itinerante, realizado todos os anos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em localidades do interior do estado. Em Campos, a unidade móvel do tribunal vai atuar nos distritos de Goitacazes, na Baixada Campista, e Morro do Coco, na área Norte do município, beneficiando também pessoas de localidades próximas. O serviço já começa na terça por Goitacazes e na quinta em Morro do Coco.
 
Proibido
A Prefeitura de São João da Barra baixou uma resolução que proíbe a circulação de táxis, em serviço, de outras cidades dentro da circunscrição do município. O Poder Executivo considerou a existência de permissionários locais para tomar tal decisão. O texto diz ainda que a fiscalização já tem verificado a presença desses veículos no município. Por outro lado, não há descrição sobre as sanções, apenas a menção ao artigo 231, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro, que versa sobre transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS