Emoção no adeus à professora Marisa Calil Henriques
Julia Beraldi 18/01/2018 13:13 - Atualizado em 18/01/2018 22:37
  • Velório da professora Marisa Henriques

    Velório da professora Marisa Henriques

  • Velório da professora Marisa Henriques

    Velório da professora Marisa Henriques

  • Velório da professora Marisa Henriques

    Velório da professora Marisa Henriques

  • Velório da professora Marisa Henriques

    Velório da professora Marisa Henriques

Muito emocionados, familiares, amigos, colegas de magistério e ex-alunos compareceram ao cemitério Campo da Paz, na manhã desta quinta-feira (18), para se despedirem da professora Marisa Calil Henriques, que faleceu aos 61 anos de idade, nesta quarta (18), vítima de um câncer no pulmão. Marisa lecionou até o ano passado no Liceu Humanidades de Campos e também trabalhava no CIEP José do Patrocínio, no Parque São Jorge.  
Todos falaram sobre a dedicação de Marisa ao magistério. Ela era professora de Francês e não deixou filhos. Marisa descobriu a doença em agosto, quando, no dia do seu aniversario, sentiu uma dor muito forte no baraço e, em seguida, perdeu a voz. O câncer foi descoberto, mas já em estado avançado.
A presença de ex-alunos da professora foi notória e emocionou a irmã dela, Simone Calil, que falou com muito carinha da Marisa. "Nunca vi uma pessoa amar tanto o que fazia como Marisa. Ela fazia questão de ajudar os alunos, gostava de dar aulas; a vida dela foi a sala de aula. Ela gostava de fazer excursões para a França e, quando percebia que o aluno não tinha condições de arcar com as despesas, ela fazia rifas, e tirava do próprio bolso. Minha irmã era um ser humano fantástico e cumpriu uma linda missão na vida, tanto que lotou, faltou espaço para comportar tantas amigos e alunos em seu velório. Uma mulher brilhante e uma filha muito presente. Chegou o momento dela descansar, mas nada vai apagar o que ela nos deixou", disse a irmã, emocionada.
Em meio a tantos ex-alunos, Luciana Ribeiro, de 35 anos, contou que teve aula com Marisa no Liceu por três anos, até 2004. Ela fez questão de ir prestar as ultimas homenagens à tão querida professora.
- Ela era uma pessoa muito dedicada à profissão. O que ela podia fazer por alguém, ela fazia sem medir esforços. Eu fiquei muito sentida quando soube do falecimento e não pude deixar de vir me despedir. E é bom falar que não é só porque ela faleceu que se fala bem dela, é porque realmente ela era assim. E vai fazer muita falta - ressaltou Luciana.
Entre os colegas de trabalhos, a ex-coordenadora de Marisa no Liceu, Denise Câncio, também faltou da dedicação de Marisa ao magistério. "Mesmo com todas as dificuldades que o Estado nos apresenta, ela sempre trabalhou por amor, não tinha dificuldade para atender seus alunos. Uma pessoa com um caráter excepcional e com um coração maior do que ela", destacou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS