Inscrições abertas para Pré-Vestibular Social Teorema
16/01/2018 10:44 - Atualizado em 16/01/2018 13:59
Instituição abre inscrições para pré-vestibular
Instituição abre inscrições para pré-vestibular / Antonio Leudo
Estão abertas até o próximo dia 25, as inscrições para o Pré-Vestibular Social Teorema, da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (Uenf). O curso é gratuito e destinado a alunos que estejam cursando o ensino médio na rede de ensino pública ou privada e que tenham situação socioeconômica vulnerável.
As inscrições já podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na secretaria do curso, que funciona no térreo do prédio P4, no campus da Uenf, localizado na avenida Alberto Lamego, no Parque Califórnia.
Para fazer a inscrição é necessário levar uma cópia da carteira de identidade, comprovante de residência, contracheque (no caso de funcionários da Uenf) e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$30. O valor deve ser depositado no Banco do Brasil, conta: 48925-5; agência: 0005-1, Fundenor Uenf/ Prestação de Serviços. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do curso, que fica no térreo do P4, ou pelo telefone 2748-6113.
O Pré-Vestibular Teorema teve suas atividades iniciadas em 2004 por iniciativa de pós-graduandos da Universidade, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Uenf. Hoje o curso é amparado institucionalmente pelo Colegiado Acadêmico (Colac), supervisionado pela Proex e recebe apoio da Diretoria do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA).
Desde o início de suas atividades, o curso vem obtendo ótimos índices de aprovação: mais de 70% de seus alunos têm sido aprovados em universidades públicas e privadas. Em 2010 e 2011, o projeto de extensão do Teorema ganhou o prêmio de melhor trabalho da extensão.
Professores da rede pública (municipal, estadual e federal) em regência de turma já se cadastraram para o Programa de Formação Inicial Continuada de Professores da Educação Básica (Profic), que substituiu o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Trata-se de uma pré-inscrição de candidatos a uma futura vaga a ser oferecida pela Uenf, com o objetivo de identificar qual a demanda local para o Programa.
As vagas serão oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (Iess) conveniadas com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação em cursos de licenciatura, a exemplo do que já vinha sendo feito pelo Parfor. Trata-se de um cadastro inicial para que a Capes tenha uma ideia das demandas de formação continuada no País.
Segundo o professor Sérgio Arruda, do Centro de Ciências do Homem (CCH), a Uenf participa do Programa desde quando foi instituído, em 2009, e já formou dezenas de licenciados em Pedagogia na cidade e região. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS