Saúde confirma óbito e caso de febre amarela no estado
12/01/2018 15:29 - Atualizado em 15/01/2018 00:12
Vacina contra a febre amarela
Vacina contra a febre amarela / Supcom
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou dois casos de febre amarela em humanos no estado do Rio de Janeiro. Um morador de Teresópolis morreu e o outro paciente, morador de Valença, encontra-se internado. Os casos foram confirmados nesta quinta-feira (11) após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz.
A pasta disse que a cobertura vacinal nos municípios de Teresópolis e Valença é superior a 80%. A SES informou que já disponibilizou doses para vacinar 100% da população das duas cidades e recomendou às prefeituras que intensifiquem a vacinação, especialmente nas áreas de mata.
A SES vem adotando, desde janeiro de 2017, medidas preventivas e a secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece.
A subsecretaria de Vigilância em Saúde vem realizando mensalmente reuniões com os secretários de saúde dos 92 municípios do estado para acompanhar a situação vacinal e o desenvolvimento da doença em cada região. Os casos registrados até agora são do tipo silvestre, transmitido pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas de mata. Não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942 no país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS