Baixada Campista já celebra o Padroeiro Santo Amaro
06/01/2018 15:41 - Atualizado em 06/01/2018 15:53
Na noite do dia 15, em louvor a Santo Amaro, muitos louvores na voz do Padre Max
Na noite do dia 15, em louvor a Santo Amaro, muitos louvores na voz do Padre Max
por Antunis Clayton e Ricardo Gomes
A Baixada Campista já está preparada para a Festa de Santo Amaro. A programação religiosa foi aberta neste sábado (dia 6) com o inicio do novenário. A tradicional Cavalgada da Fé será realizada amanhã (dia 7), com saída da localidade de Mussurepe. Já é grande, segundo Carla Cordeiro, organizadora da festa, a visitação de fiéis à Igreja do Padroeiro da Baixada.
A expectativa é de pelo menos 100 mil pessoas passem pelo distrito nos dias de festa.
A festa preserva tradições populares. O levantamento do mastro é um dos pontos altos da programação e acontece após a missa de encerramento do novenário, no dia 14. Miguel de Carvalho Gomes renova a cada ano o famoso laço de Santo Amaro, idealizado pelo seu pai Dalírio Pereira Gomes. Toda a estrutura é custeada pelo grupo de devotos. Jorge Bento Neves Pereira lembra a tradição familiar presente nos festejos. “A preparação do mastro é uma tradição de todas as famílias de Santo Amaro. Uma oportunidade para encontrar amigos que hoje moram em outras cidades, mas que voltam ao distrito para esse momento de fé”, ressalta Jorge Bento.
A Igreja de Santo Amaro, obra dos monges beneditinos é uma das referencias no turismo religioso na cidade. “Uma das principais festas religiosas do Norte Fluminense, constituindo uma experiência de fé caracterizada pela cruz, fonte de conversão e missão, a compaixão e a misericórdia, expressas nos milagres em benefício dos pobres e desamparados, além da paz com Deus, os irmãos e toda a criação. A cavalhada, como bem cultural, testemunha a importância do diálogo inter-religioso, em especial com o mundo islâmico. Como se pode apreciar, é uma festa que oportuniza um valioso espaço para a Nova Evangelização, agregando valores e movimentando o turismo religioso regional”, destaca Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, bispo de Campos.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
De 06 a 14/01 – 19h – Missas do Novenário
Dia 07/01 – Tradicional cavalgada (saída às 9h de Mussurepe)
Dia 14/01 – 21h – Levantamento do mastro
Dia 15/01 – Dia de Santo Amaro
5h – Alvorada
3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17 h – Missas
18h30 – Procissão
21h – Show Padre Max e Banda

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Antunis Clayton

    [email protected]