NÚMEROS DAS MARATONAS BRASILEIRAS EM 2017 + O PERFIL DO MARATONISTA
23/01/2018 20:23 - Atualizado em 23/01/2018 20:28
Informações sobre Maratonas e maratonistas no Brasil relacionados ao ano de 2017, em ótima matéria no blog do Danilo Balu. Vale a leitura. Bons treinos!
OS NÚMEROS DAS MARATONAS BRASILEIRAS EM 2017 & O PERFIL DO MARATONISTA BRASILEIRO
Hoje publico o relatório com os números das Maratonas Brasileiras e o perfil do corredor brasileiro de Maratonas. Este é um levantamento único e exclusivo no nosso mercado (aqui você tem ele completo) e busca principalmente colocar um pouco de luz dando números na prova mais famosa da corrida de longa distância.
Nossos números são muito distantes dos das realidades americana, japonesa (maior número de concluintes no mundo) ou da de muitos países europeus, como a Inglaterra, que presenciam muito mais gente e proporcionalmente bem mais mulheres. Mas há pontos dos dados brasileiros a se destacar:
Número recorde de maratonistas nas provas brasileiras (quase 26.000) aumento de 29%!
Aumento substancial de mulheres que hoje são mais de 20% dos concluintes, quando eram 14% 5 anos antes.
É difícil explicar os 2 crescimentos. Um deles é o aumento dos concluintes em provas como ado Rio de Janeiro e Porto Alegre (ambas com forte presença feminina) e a consolidação da SP City Marathon.
Com exceção de 2013/2014, o mercado brasileiro de 42km cresce forte e consistentemente e 2017 viu um número recorde de provas oficiais (23).
Outro fato é o aumento dos brasileiros correndo no exterior, após a queda ano passado em função da forte recessão econômica que enfrentamos em 2016. Somando-se com os pouco mais de 6.000 concluintes brasileiros no exterior, podemos então dizer que o perfil do maratonista brasileiro é:
– Homem (80%);
– Idade entre 30 e 49 anos (70%);
– Correndo no Rio de Janeiro, em São Paulo ou no exterior (67%);
– Corre os 42km em 4h19:50.
Já a brasileira média faz a mesma distância em 4h44:58. E ano a ano, com a entrada de novos corredores, o desempenho do brasileiro médio novamente caiu.
Aliás, Porto Alegre é novamente a maratona mais rápida do país!
Buenos Aires, Berlim, Chicago, Disney e Santiago são, nessa ordem, os destinos preferidos dos maratonistas brasileiros no exterior.
Danilo Balu

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.