Tradição do antigo Pontal, N. Srª. dos Navegantes é celebrada em Atafona
30/01/2018 09:28 - Atualizado em 30/01/2018 12:45
O mar levou a antiga capela no Pontal, há quase 30 anos, mas a devoção permanece viva na foz do Paraíba do Sul. De terça-feira (30) até o dia 02 de fevereiro as homenagens são para a padroeira dos pescadores, Nossa Senhora dos Navegantes, que tem uma nova capela construída nos anos 1990, na localidade da Baixada, em Atafona. A programação, religiosa e recreativa, é realizada com apoio da comunidade, pescadores, comerciantes e empresários. Na quinta (1) e na sexta, (2), além das tradicionais atividades religiosas, tem também a parte recreativa, com shows nos dois dias.
O tríduo da programação religiosa começa nesta terça, com a oração do terço às 18h30 e santa missa às 19h. As mesmas celebrações serão realizadas nos mesmos horários também na quarta (31) e na quinta-feira (1). Já na sexta-feira (2), dia dedicado à padroeira, as atividades começam bem cedo, com alvorada festiva às 6h. No fim da tarde, às 18h, tem o terço mariano e a ladainha de Nossa Senhora. Às 18h30 será celebrada a missa solene, campal, e logo depois tem início a tradicional procissão que percorre as principais ruas da praia de Atafona. No retorno, crianças da comunidade realizam a cerimônia de coroação, seguida da queima de fogos.
Já as atividades recreativas começam na quinta-feira. Às 17h, tem um festival de prêmios para angariar fundos para os festejos. Já à noite, às 21h, tem show de calouros. Logo depois, a noite fica por conta da Banda FX. Com origens no antigo Pontal, o casal Fabrício Pereira e Ariana Nunes vão apresentar o melhor do forró e do sertanejo universitário. Além deles, Alex do Forró e Henrique Luxúria vão se apresentar na primeira noite da festa recreativa. Na sexta-feira, à tarde tem brincadeiras para as crianças da localidade. A partir das 22h, a banda Swing Moleque faz sua apresentação. A banda, que já fez shows em diversas localidades do país, começou a carreira em uma festa de Nossa Senhora dos Navegantes na praia sanjoanense na década de 1990. Para encerrar os festejos, quem sobe ao palco é Odilei do Forró, o “Rei da Pisadinha”.
Segundo o jornalista João Noronha, no livro “Uma dama chamada Atafona” (2003), a devoção de Nossa Senhora dos Navegantes, em Atafona teve início entre os anos 40/50, quando o pescador Saul Madalena, que morava em Convivência teria se salvado de um naufrágio, e como pagamento de uma promessa construiu uma capelinha em homenagem à santa, destruída pelo mar nos anos 80, no antigo Pontal.
Colaborações — Desde o ano passado, a Prefeitura de São João da Barra não colabora com as festas religiosas das comunidades. Por isso, as doações são essenciais. Quem puder colaborar para as despesas com flores, fogos, shows, reparos na capela, pode procurar a comissão de festa durantes os dias das celebrações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]