Transporte em pauta - Áudio de José Carlos em reunião vaza
14/12/2017 11:13 - Atualizado em 18/12/2017 14:29
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Mau exemplo
Nos últimos dias a polêmica que envolve o transporte clandestino em Campos ganhou reforço com a viralização de um áudio do presidente da Comissão de Transportes da Câmara, o vereador José Carlos (PSDC). A gravação foi feita durante uma reunião dele com motoristas de lotadas, provavelmente por alguém que queria depois cobrar do vereador o prometido. Os motoristas reclamavam da fiscalização ostensiva que tem feito o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), com apoio do Detro, no combate ao transporte irregular. José Carlos se mostrava contrário a “operador de transporte ser enquadrado na rua como se fosse bandido”. Vice-presidente do Legislativo, ele diz que vai tentar fazer algo, como a blitz parada.
Quebrada
José Carlos não promete resolver, mas se compromete a tentar “dar uma quebrada”. A “quebrada” seria uma diminuição do ritmo de blitz e operações que têm sido realizadas pela Prefeitura, com apoio de vários órgãos. E ainda revela que está articulando com o partido do senador Romário (PSB). Ele aposta em Romário como futuro governador e ainda fala que, assim, pegará os Detrans “para ele”, inclusive o Detro, e irá transferir para a divisa com Minas Gerais dois funcionários que estariam atuando mais na fiscalização para eles saberem “o que é perseguição”.
Corte da “farra”
Depois de anos de cobrança de uma atitude mais ostensiva para coibir a circulação de transporte de passageiros irregular nas ruas de Campos, o IMTT, a Guarda Municipal e as polícias militar e civil fecharam o cerco contra as conhecidas “lotadas”. Nas últimas semanas, as fiscalizações têm sido mais intensivas com veículos sendo apreendidos e motoristas sendo autuados e levados para delegacia, onde assinam um Termo Circunstanciado de Ocorrência, com base no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais.
Punição
Na sessão de terça-feira, José Carlos confirmou o áudio, ao falar da lei de sua autoria que proíbe a remoção de veículos irregulares, caso chegue o proprietário ou qualquer outra pessoa com documentos e chave. Caso o guarda municipal insista na remoção do veículo ou na aplicação da multa é punido. Ele disse que a alteração na lei permite a punição em caso de reincidência. Na prática, isso evita que casos como antes, nos quais veículos parados em locais irregulares eram rebocados mesmo com a presença do responsável, voltem a acontecer.
Homenagem
O diretor de redação da Folha da Manhã, Aluysio Abreu Barbosa, recebeu Moção de Aplausos na sessão de terça-feira proposta pelo vereador Thiago Ferrugem (PR) e aprovada por unanimidade. A homenagem foi pela entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que teve repercussão nacional. O vereador Neném (PTB) subiu à tribuna para dizer que era favorável à homenagem, mas não ao ex-presidente, investigado pela Lava Jato. Discurso semelhante teve o vereador Genásio (PSC), mesmo partido de Jair Bolsonaro.
Finalmente
Uma reivindicação antiga dos servidores de Campos, a revisão do Plano de Cargos e Salários começou a ser discutido ontem, na primeira reunião da comissão criada para tratar do assunto. No encontro foram reapresentadas algumas distorções básicas já conhecidas que, segundo o secretário de Gestão, André Oliveira, que serão estudadas. A revisão do Plano de Cargos é uma promessa de campanha do prefeito Rafael Diniz, que desde seu mandato de vereador era sensível a causa dos professores.
Preparativos
De olho na corrida eleitoral do próximo ano, o Tribunal Regional Eleitoral realizou sua primeira reunião para planejamento de ações durante o processo. Na pauta, Foram discutidas propostas para coibir a atuação do crime organizado, a corrupção eleitoral, o abuso de poder, a propaganda na internet, além da segurança de candidatos e eleitores, entre outras práticas. Após um ano de tantos escândalos na política, acredita-se que 2018 será um ano agitado.
Corte na carne
Após várias ponderações, os vereadores de Macaé aprovaram por unanimidade o requerimento do parlamentar Marvel Maillet (Rede), que defendeu a redução do valor do subsídio pago aos legisladores de R$ 10.021,17 para R$ 2.298,80. A proposta, segundo Maillet, o valor economizado seja revertido aos professores. Um belo exemplo a ser seguido pelas Câmaras de outros municípios.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS