Médicos em estado de greve
Matheus Berriel 26/12/2017 19:30 - Atualizado em 28/12/2017 14:17
Quem foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarus, nesta terça-feira, para ter atendimento médico, só conseguiu se estivesse em situação de emergência. O motivo foi o estado de greve iniciado pelo corpo médico clínico e pediátrico, em protesto contra várias pendências da organização social Instituto dos Lagos RIO, entre elas o atraso no pagamento do 13º salário de 2016 e 2017. A situação irá continuar até que a entidade resolva os problemas ou, ao menos, emita um posicionamento respondendo os questionamentos dos funcionários.
Na tarde desta terça-feira, a unidade estava vazia com os funcionários parados. Normalmente, cinco médicos fazem o plantão. Porém, um deles teria faltado. “Os médicos não estão atendendo porque a empresa tem dois anos que não repassa o 13º, sem dar nenhuma justificativa, não passam nada para os funcionários. O reajuste das categorias também já tem três anos que não é repassado. Os médicos não estão recebendo o auxílio alimentação há quase um ano (nove meses). Só pagam as férias depois que a pessoa retorna, sempre com atraso. O fundo de garantia não está sendo depositado desde novembro de 2015, entre outros problemas”, falou um dos funcionários, que preferiu não ser identificado.
Há também uma reclamação sobre a redução do número de clínicos e pediatras, resultando em sobrecarga de trabalho. Ainda foram citados pelos funcionários problemas no ar condicionado e falta de materiais necessários para os atendimentos e também de limpeza. O estado de greve ganhou força e teve início, de fato, ontem, após conversas com representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremerj). “Na semana passada, um representante do corpo clinico ficou de redigir um documento e enviar para o Cremerj. Oficiosamente, a gente já sabia. É muito justo que tomem essa medida. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar sem receber o 13º, nem férias, nem nada. É brincadeira”, afirmou o presidente do Cremerj em Campos, Makhoul Moussalem.
A secretaria de Estado de Saúde informou que “vai oficiar a organização social que administra a unidade para que todo o atendimento à população seja restabelecido imediatamente”. Já o Instituto dos Lagos Rio afirma estar “mobilizado junto à secretaria de Estado de Saúde para receber os pagamentos e repassar aos funcionários das unidades de saúde, (...) lamenta os transtornos causados aos trabalhadores, e reitera estar atuando diuturnamente com a secretaria para normalizar o mais breve possível os pagamentos aos funcionários”. (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS