Chuva dá trégua, mas transtornos persistem
Jane Ribeiro 09/12/2017 18:44 - Atualizado em 10/12/2017 15:46
Rodrigo Silveira
A chuva deu uma trégua neste sábado (9), mas a água continua sendo problema para moradores e motoristas que passam pelas ruas Conselheiro Thomás Coelho, Espírito Santo e Rocha Leão, no bairro do Caju. Um problema na bomba de sucção impediu que a água escoasse. Técnicos da concessionária Águas do Paraíba estiveram no local. A chuva que caiu nessa sexta-feira alcançou o volume de 42,8 mm, quando a previsão era de 25 mm, quase alcançando o volume previsto para 10 dias, que era de 50 mm. A Defesa Civil segue monitorando os rios que cortam municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.
Mesmo após várias horas sem chuva, os pontos de alagamentos registrados em Campos continuavam nos cruzamentos das ruas Rocha Leão, Conselheiro Thomás Coelho e Espírito Santo. Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres se arriscavam ao passar na água acumulada, e a reclamação foi geral.
— Isso aqui é um absurdo. Vou passar porque não tenho alternativa, mas uma cidade como Campos não tem necessidade de apresentar esse tipo de problema. Uma vergonha — disse o motorista Anderson Peixoto.
O morador da rua Espírito Santo Manoel Santana disse que não aguenta mais o problema. Segundo ele, toda vez que chove forte a rua fica alagada e a água entra no quintal da sua casa. “Moro no bairro há muitos anos e esse trecho alagado após uma chuva forte virou rotina para nós. Os carros passam, jogam água quase que dentro de casa. Um verdadeiro absurdo. E o pior: passa ano, entra ano e ninguém faz nada”, disse.
Durante a reportagem, uma equipe da concessionária Águas do Paraíba estava no local resolvendo o problema em uma das bombas que impedia que a água escoasse. Os funcionários informaram que até o final do dia o problema estaria solucionado.
Rodrigo Silveira
Mais chuva
— Segundo a Defesa Civil, o volume de chuvas previsto para todo o mês de dezembro é 150 mm, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia. A previsão para hoje é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora.
Ontem, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campos trabalhou em vários pontos de alagamento, inclusive, esvaziando o “cisternão” em Custodópolis, que tem capacidade de armazenar 700 mil litros. Com isso, foi possível deixar o nível mais baixo até que sejam instaladas as bombas de drenagem definitivas, segundo a Defesa Civil.
Rios — Apesar da previsão de chuva para a região, o rio Paraíba do Sul está longe de seu nível de transbordamento, que é de 10,40 m. Ontem, o rio estava em 6,19 m. Já em Bom Jesus do Itabapoana, onde ruas chegaram a ser afetadas pelo transbordamento do rio Itabapoana, o nível das águas voltou a baixar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS