Chuva deixa pontos de alagamentos em Campos
Mário Sérgio 08/12/2017 21:58 - Atualizado em 10/12/2017 15:40
A Defesa Civil segue monitorando os rios que cortam municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em Campos, a chuva desta sexta-feira deixou pontos alagados no município. Apesar disso, o nível do rio Paraíba do Sul está longe de seu nível de transbordo e chegou a medir 6,19m. Já em Bom Jesus do Itabapoana, onde ruas chegaram a ser afetadas pelo transbordo do rio Itabapoana, o nível das águas voltou a baixar e, nesta sexta, atingiu a marca de 1,04m. Para o fim de semana, a previsão é de 30 a 60 mm de chuva na região.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Joelson Oliveira, nesta sexta o clima foi tranquilo na região Noroeste. “O monitoramento segue, mas tivemos um dia tranquilo. Os rios tiveram uma baixa. Vamos ver como será o final de semana”, comentou.
O coordenador da Defesa Civil de Campos, Geremias Neto Nogueira, explicou a situação dos rios Paraíba do Sul e Muriaé. “No Paraíba do Sul, que na quarta-feira (6) media 6,03m, a cota caiu para 6.00m na quinta e subiu para 6.19 nesta sexta. O nível de transbordo é de 10.40m, portando, ele ainda não preocupa. E o Muriaé, que na terça (4) estava em 2.93m, atingiu 2.95m na quarta, mas na quinta já caiu para 2.94m. Por enquanto, não temos comunidades enfrentando risco, mas seguimos com o monitoramento”, disse. O nível do rio Ururaí era de 2,44m.
Os pontos de alagamentos registrados em Campos foram no cruzamento das ruas Rocha Leão e Conselheiro Tomás Coelho; na ponte Leonel Brizola, no Centro; e no cruzamento da Princesa Isabel com Visconde de Itaboraí, onde moradores chegaram a colocar um monte de lixo no meio da rua em protesto.
Para sanar esses tipos de alagamentos, a Prefeitura de Campos atuou com um grupo de emergência em alagamento, que chegou a utilizar um caminhão vaccal para bombear a água acumulada.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão em Campos para este sábado é de muitas nuvens com curtas aberturas e pequena chance de chuva a qualquer hora do dia. Já para domingo é previsto um dia com períodos curtos de abertura de sol intercalados com períodos de nebulosidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS